casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Saúde da Família |

Como bem dizer a sua mãe para recuar

O trabalho de uma mãe é cuidar de seus filhos. Não importa quantos anos você tenha, sua mãe provavelmente lhe oferecerá conselhos não solicitados, desejará saber todos os detalhes sobre seus filhos e talvez até tenha a vontade de limpar seus armários cada vez que ela visitar. Não é incomum uma mãe sempre querer o que é melhor para seu filho, mas às vezes esse tipo de amor materno pode se traduzir em comportamento controlador ou irritante. Se você não disser a sua mãe para recuar, ela pode nunca saber como você realmente se sente.

Tenha uma compreensão clara sobre por que a mãe está pairando ou controlando o comportamento que o incomoda. Talvez você sinta como se o comportamento ou as palavras da sua mãe parecessem que ela não confiava em você ou achava sua falta. Talvez você queira tentar fazer as coisas do seu jeito. Ou talvez o comportamento de sua mãe simplesmente faça com que ela pareça uma idiota. Antes de dizer a sua mãe para recuar, você precisa saber por que seu comportamento incomoda e como você se sente para que você possa ter uma conversa civil.

Tente entender objetivamente seu comportamento. Tenha em mente que sua mãe pode agir da maneira que ela faz, porque é assim que a família dela a criou ou porque ela acha que suas ações garantirão seu sucesso. Por exemplo, se sua mãe critica sua culinária ou a falta dela, isso pode ser porque seus pais lhe ensinaram que a melhor maneira de mostrar aos hóspedes respeito ou carinho é com refeições de cinco estrelas. Quando você tenta entender o comportamento de sua mãe, não dê desculpas para isso. Em vez disso, você deve tentar ter empatia com sua situação, educação e /ou medos.

Diga à sua mãe sobre seus sentimentos quando ela faz ou diz algo que parece ser controlador ou crítico. Use o momento como um exemplo para que sua mãe entenda melhor o que o incomoda. Por exemplo, se sua mãe faz uma afirmação que começa com “Você sabe, você deveria realmente…”, use isso como uma oportunidade para dizer a ela seus sentimentos em relação a esse tipo de frase. Deixe-a saber que ela sempre está apontando o que você realmente deveria fazer. Você explica claramente suas emoções. Em vez de ficar chateado e fazer uma declaração inútil como, "Por que você sempre faz isso?" Diga a sua mãe como você se sente e por quê. Por exemplo, você pode dizer: “Mamãe, me sinto sufocada porque você vem à minha casa todos os dias sem perguntar e depois me diz como devo fazer as coisas.”

Descreva limites claros sua discussão chega a uma resolução. Os limites que você definir ajudarão sua mãe a ter uma ideia melhor sobre quando é apropriado oferecer sugestões ou conselhos ou assumir um projeto. Por exemplo, você pode dizer a ela que quer tentar preparar novas receitas por conta própria, mas vai ligar para ela se precisar de ajuda.

Dica

Seja assertivo quando falar para sua mãe sobre como você se sente, mas ainda mostrar respeito.

Use as declarações "Eu" para que sua mãe saiba o que você está pensando - e tente não soar como se a estivesse acusando de fazer ", 1],Por exemplo, digamos, "Eu agradeceria se você não dissesse ..." ao invés de "Você está errado em dizer ..." Você não quer que sua mãe se sinta pessoalmente atacada ela.