casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Aparência |

Clomid & Acne

Clomid (citrato de clomifeno) é um medicamento oral usado para tratar a infertilidade. É prescrito para mulheres que não ovulam regularmente e querem engravidar. A acne ocorre quando um poro da pele fica bloqueado e fica inflamado. Uma pequena percentagem de mulheres surgem com acne, como resultado de tomar Clomid, mas não é um efeito colateral comum ou permanente.

O que é

Clomid é um medicamento oral prescrito para tratar a infertilidade causada por ovulação infrequente ou ausente. Freqüentemente, um teste para verificar se as trompas de Falópio estão abertas e permitirá que um óvulo viaje até o útero é realizado antes de uma mulher receber Clomid. É tomado por cinco dias a partir do quinto dia do ciclo menstrual.

Como funciona

Clomid estimula a ovulação. De acordo com o site mantido pela Sociedade Americana de Farmacêuticos do Sistema de Saúde, o Clomid trabalha de forma semelhante a um hormônio feminino, o estrogênio, que faz com que os óvulos se desenvolvam nos ovários e sejam liberados. A ovulação geralmente ocorre cinco a 10 dias após um ciclo de Clomid.

O "Physicians Desk Reference" descreve esse processo em mais detalhes. O Clomid estimula a glândula pituitária, faz com que o folículo ovárico cresça, aumenta o nível de estradiol circulante e faz com que o folículo se rompa e libere o óvulo. Após a ovulação, os níveis de progesterona e estradiol aumentam e diminuem como em um ciclo ovulatório normal. Esse aumento no estradiol circulante pode explicar por que a acne ocorre em uma pequena porcentagem de pacientes que tomam Clomid.

Em ensaios clínicos do Clomid realizados por seu fabricante, a Sanofi Aventis US LLC, 8.000 pacientes receberam Clomid por cinco dias. Efeitos colaterais comuns foram definidos como aqueles que ocorreram em pelo menos 1% dos pacientes.

A acne não foi um efeito colateral comum, mas foi relatada como um efeito adverso pós-comercialização. Isso sugere que isso ocorre, mas em menos de 1% das pessoas que tomam Clomid.

Hormônios e acne A acne é comum durante a puberdade quando os níveis de hormônio aumentam e a pele fica mais oleosa. Algumas mulheres experimentam acne cíclica devido a flutuações de hormônios durante o ciclo menstrual. Como relatado em um estudo por Linda R. Nelson e Serder E. Bulun intitulado "Estrogen Production and Action", publicado em 2001 no Journal of American Academy of Dermatology, o estrogênio documentou os efeitos nos folículos pilosos e nas glândulas sebáceas, que produzem óleo.

Explanation

Como o Clomid faz com que os níveis circulantes de estradiol aumentem e o estradiol causa o aumento da produção de óleo na pele, não é de surpreender que algumas mulheres sintam acne com o curso do tratamento. Os níveis hormonais não permanecem elevados por um longo período de tempo com a medicação. Eles retornam ao normal após a ovulação e a acne deve desaparecer por conta própria.