casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Aparência |

Causas da descamação da pele facial

A descamação da pele pode se desenvolver como efeito colateral de certos cremes e sabonetes medicinais, ou mesmo como resultado da superexposição ao sol ou irritações da pele. Não há uma maneira infalível de determinar exatamente o que pode ser a causa da pele descascada seca e escamosa, especialmente na face. As razões mais comuns para a pele seca e escamosa no rosto são psoríase, queimaduras solares e pele sensível.

Causas

Um motivo comum para ter a pele facial seca e escamosa é a falta de umidade. Algum sabão pode secar a pele ao ponto de causar flacidez e descamação. O sabão que faz com que esta secura é geralmente sabão em barra ou sabão que é formulado para o tratamento da acne. Outra causa para ter a pele seca e escamosa é a queimadura solar. As queimaduras solares podem começar doloridas e, lentamente, começam a mostrar sinais de descamação da pele e vermelhidão. Por fim, a pele escamosa pode ser causada pela psoríase. A psoríase é muito comum e afeta pessoas de qualquer idade, de acordo com MedlinePlus, embora normalmente aparece em pessoas com idades entre 15 e 35 anos. A psoríase ocorre quando uma resposta inflamatória no corpo é desencadeada pelo sistema imunológico, que confunde células saudáveis da pele. para os nocivos.

Sintomas

Os sintomas da psoríase incluem manchas irritadas na pele, pele escamosa, pele cor-de-rosa ou vermelha e, em alguns casos, caspa. Os sintomas de queimadura solar incluem a aparência avermelhada da pele, a pele que se sente quente ao toque, a pele dolorida ou sensível, inchaço da pele, dor de cabeça, febre e descamação, descamação da pele. Os sintomas da pele seca são pele seca que se sente apertado e descamação da pele.

Tratamentos

Para a psoríase, o tratamento geralmente consiste no uso de cremes de cortisona, pomadas ou cremes que contenham alcatrão de carvão. Estes estão disponíveis sem receita na maioria das farmácias. Se o caso da psoríase for grave, você pode ter que usar antibióticos ou medicamentos prescritos que contenham as vitaminas A ou D. O objetivo do tratamento contra queimaduras solares é diminuir a inflamação na pele, mas não para curar a pele. Os tratamentos atuais incluem o uso de drogas anti-inflamatórias não esteróides ou medicação corticosteróide. Este último é útil apenas nas primeiras 24 a 48 horas após a ocorrência da queimadura solar. A pele seca é normalmente tratada descontinuando o uso do produto de sabão que secou a pele e hidratando regularmente com um hidratante facial.

Prevenção

Evite a pele seca usando sabão hidratante ou sabão prescrito para peles sensíveis. Você também pode tentar usar hidratante livre de óleo para dar a sua pele uma aparência natural. Além disso, você pode usar este hidratante antes de ir para a cama à noite. Para evitar queimaduras solares, limite o seu tempo ao sol e, caso precise entrar em contato direto com a luz solar, use um protetor solar com FPS15 ou maior, conforme recomendado pelo American Osteopathic College of Dermatology. Não existem maneiras conhecidas de prevenir a psoríase; no entanto, manter a pele hidratada e limpa pode ajudar a diminuir o número de episódios.

Riscos

O maior risco com a psoríase é a infecção secundária da pele. Se sua pele estiver comichão, bolhas dolorosas ou em desenvolvimento, entre em contato com seu médico, que pode lhe prescrever antibióticos para tratar a infecção. As complicações que podem surgir como resultado de queimaduras solares são rugas profundas, pele áspera, sardas e câncer de pele. , , ] ]