casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição |

Como tratar a água do poço para a presença de bactérias coliformes

Os poços de água privados podem ser facilmente contaminados. As bactérias coliformes são organismos que podem estar presentes na água de poço. Fezes de animais, água de superfície bruta, solo e plantas em decomposição normalmente contêm quantidades variadas de coliformes. Estas bactérias podem migrar para a água do poço e fazer com que a água se torne biologicamente poluída. A água que contém coliformes é considerada imprópria para beber e deve ser tratada.

Teste a água do poço para detectar a presença de bactérias coliformes. Muitos departamentos de saúde estaduais fornecem kits de amostragem de água para o proprietário testar a fonte de água potável. Escritórios de extensão universitária, bem como empresas comerciais também fornecem kits de teste por uma pequena taxa. Depois de determinar que o seu poço contém os micróbios coliformes, será necessário tratar quimicamente a água. A maneira mais comum de fazer isso é através do uso de água sanitária comum. Isso também é conhecido como chocar o poço.

Determine a quantidade de água no seu poço. Se você não tiver registros em sua água, entre em contato com a empresa que perfurou o poço e peça essas informações. Muitos municípios também mantêm registros da licença de perfuração e do registro do perfurador, que contêm informações sobre a profundidade do poço e o nível do lençol freático. Se você não conseguir obter esses registros, faça uma estimativa com base nas médias de sua localização. Você usará essas informações para calcular a quantidade de cloro necessária para a desinfecção.

Remova todos os filtros de carbono da linha de fornecimento de água. Os filtros de carbono interferirão na ação química do alvejante de cloro. Remova todos os itens da vizinhança de torneiras e babadores de mangueiras externas que possam ser danificados ou descolorados pela ação de branqueamento do cloro.

Estabeleça a quantidade de alvejante de cloro necessária. Pegue o número de pés de água no poço e divida-o por 66. Isso lhe dará o número de litros de água sanitária que você precisa. Por exemplo, se o seu poço estiver a 60 metros de profundidade e o lençol freático estiver a 15 metros, você usará pouco mais de 2 litros de água sanitária, já que você pode estimar que tem cerca de 50 metros de água no poço. br>

Despeje a água sanitária no poço, permitindo que ela corra ao longo das bordas internas do tubo. Deixe a água sanitária permanecer no poço por trinta minutos. Não corra água durante esse tempo.

Abra todas as torneiras e babadores até que o cheiro de cloro esteja presente em cada saída. Em seguida, desligue todas as torneiras e evite a água durante pelo menos doze horas. Isso permitirá que o cloro penetre completamente a água no poço e ao longo de todo o sistema de encanamento.

Repita o teste de sua água dentro de dois dias para ter certeza de que as bactérias foram erradicadas. Você precisará tomar medidas extras se a sua amostra de água ainda contiver bactérias coliformes. Tente determinar a fonte da contaminação. Isso pode ser causado pelo solo ao redor da abertura do poço tornando-se encolhido o suficiente para reter água e detritos que podem penetrar no poço. Você pode facilmente corrigir isso levantando o solo ao redor da base da tampa da cavidade para criar uma drenagem adequada longe da carcaça. Medidas mais extremas podem ser solicitadas se as bactérias forem encontradas migrando de um sistema séptico ou área de gado nas proximidades.

Dica

Faça o teste de segurança da água pelo menos uma vez por ano se o seu teste inicial voltar livre de bactérias. No entanto, os poços que foram encontrados para teste positivo para bactérias coliformes devem ser tratados e testados novamente até que o problema seja resolvido.

A Agência de Proteção Ambiental (EPA) fornece informações adicionais sobre a segurança da água potável. Ligue para a linha direta de água potável da EPA (800) 426-4791

Advertências -

Tome as precauções de segurança ao trabalhar com alvejante à base de cloro. Use óculos de proteção, luvas de borracha e evite inalar os gases. Usar roupas velhas que não serão danificadas pelo alvejante.

Coisas que você precisa

Cloro com alvejantes

Óculos de segurança

Luvas de borracha