casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição |

Dieta para as pessoas que tomam Nardil

Nardil é um inibidor da MAO, um tipo de droga que é usado para tratar a depressão e, possivelmente, outras condições, como enxaquecas. O uso desta medicação exige que você faça certas mudanças em sua dieta para evitar complicações potencialmente sérias. Se tiver dúvidas sobre o que deve e não deve consumir enquanto estiver a utilizar Nardil, não hesite em contactar o seu médico.

Tyramine e inibidores da MAO

Durante a utilização do Nardil, deve limitar a ingestão de alimentos e bebidas com alto teor de tiramina. Este medicamento bloqueia a produção da enzima que ajuda a evitar que o excesso de níveis se acumule no corpo. Demasiada tiramina no seu sistema pode levar a hipertensão grave que aumenta o risco de sofrer um ataque cardíaco ou acidente vascular cerebral.

Alimentos e Bebidas Ricos em Tiramina

Evite produtos que tenham sido decapados, fermentados, envelhecidos, secos , salgados ou fumados. Exemplos incluem salame, calabresa, salsicha de fígado, chucrute, molho de soja, molho teriyaki, tofu, tempeh, natto e miso. Queijos envelhecidos, como tijolo, provolone, mussarela, queijo azul, queijo suíço, queijo cheddar, queijo de tijolo e queijo Stilton também são ricos em tiramina. Outros itens problemáticos incluem alimentos feitos com levedura, todas as formas de álcool e favas.

Outras considerações para a tiramina

Além de limitar os alimentos que contêm naturalmente tiramina, você deve evitar comer alimentos que podem ser estragados ou não mais fresco à medida que a tiramina se acumula à medida que a comida envelhece. A National Headache Foundation recomenda comer todas as sobras dentro de alguns dias. Se você não acha que vai comer alguma coisa nesse período, congele-a ou deixe-a no lixo. Evite alimentos estragados.

Outras considerações

Drugs.com recomenda limitar a ingestão de cafeína enquanto estiver usando Nardil. Além da necessidade de limitar o álcool devido ao teor de tiramina, também é necessário evitar a sonolência excessiva. Você pode reduzir esse efeito comendo uma dieta rica em fibras e ingerindo muitos líquidos.