casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição |

Óleo de lavanda para piolhos

O óleo da lavanda mediterrânea tem mais a oferecer do que um aroma agradável e relaxante; este óleo também pode funcionar como um inseticida. Como tal, o óleo de lavanda fornece uma opção natural para o tratamento de piolhos que não requerem pesticidas químicos agressivos. Embora geralmente seguro, óleo de lavanda pode causar uma reação alérgica em alguns. Mulheres grávidas e amamentando devem evitar esse óleo.

O óleo de lavanda tem a reputação de ser capaz de matar uma variedade de insetos, bactérias e fungos. O óleo efetivamente mata tanto os piolhos humanos como os ácaros domésticos, de acordo com os resultados de um estudo publicado na Fitoterapia em 2007. Ele também tem uso como repelente de insetos e pode ajudar a prevenir infestações por piolhos. Embora o óleo de lavanda possa matar os piolhos, o óleo de melaleuca é mais eficaz, segundo o estudo publicado na Fitoterapia. Um produto comercialmente disponível, que combina óleo de lavanda e óleo de melaleuca, matou os piolhos de forma tão eficaz quanto um produto de sufocamento por piolhos e um produto contendo piretrinas e butóxido de piperonila, segundo pesquisa publicada na edição de agosto de 2010 da BMC Dermatology. Mais de 97 por cento das pessoas tratadas com óleos essenciais estavam livres de piolhos vivos após um único tratamento, embora o tratamento continuasse devido a nits remanescentes, ou ovos de piolhos. Ingredientes Adicionais

Adicionando óleos essenciais a uma diluente de óleo transportador para reduzir o risco de irritação da pele. Os óleos transportadores incluem óleos de oliva, coco e jojoba. Além do óleo de lavanda e melaleuca, outros óleos essenciais que podem ajudar a matar piolhos incluem sementes de nim, gerânio rosa e eucalipto, sugere a bióloga Lowana Veal em um artigo para o Aromatherapy Global Online Research Archives. Para fazer um tratamento de piolhos, misture 10 gotas de lavanda em 1 xícara de óleo transportador. Opcionalmente, inclua 10 gotas de dois outros óleos. Aplique o óleo no cabelo e no couro cabeludo e deixe agir por 2 horas. Shampoo cabelo, enxágüe e aplique condicionador. Usando um pente fino, retire o maior número de lêndeas possível, depois lave e seque o cabelo. Embora uma aplicação possa matar piolhos vivos, as lêndeas podem sobreviver e eclodir. Para matar as gerações futuras de piolhos, repita o tratamento nos dias 3, 5, 7, 9 e 10, recomende especialistas em cuidados de saúde naturais do Haelen Centre em Londres, Reino Unido. Se tal aplicação frequente não for uma opção, repita o tratamento pelo menos uma vez 7 a 10 dias após a primeira aplicação. Mesmo depois de um curso completo de tratamento, continue verificando o seu cabelo ou o do seu filho para garantir que não haja piolhos ou lêndeas não eclodidas.

Considerações

O óleo de lavanda pode causar náusea, dor de cabeça e outras reações adversas. Antes de usar este ou qualquer outro óleo essencial pela primeira vez, aplique uma gota no interior do seu braço e deixe por 24 horas para verificar se há reações adversas. Enquanto o óleo de lavanda é seguro para crianças mais velhas, consulte um médico antes de usá-lo em crianças menores de 2 anos de idade. O tratamento diário com óleo de lavanda pode ajudar a evitar futuras infestações por piolhos. Antes de pentear o cabelo do seu ou do seu filho todas as manhãs, coloque uma gota de óleo de lavanda no pente.