casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição |

O que é hiperlipidemia mista?

A hiperlipidemia (também chamada de hiperlipidemia múltipla do tipo lipoproteína) é um distúrbio genético em que uma combinação de colesterol alto e triglicerídeos altos é herdada e transmitida dos membros da família. Este é um dos contribuintes mais comuns para ataques cardíacos precoces. A condição pode ser agravada por outros distúrbios, como hipotireoidismo, diabetes e alcoolismo.

Muitos pacientes com hiperlipidemia mista são assintomáticos (não apresentam sintomas). Outros apresentam sintomas, incluindo: dor no peito (angina); xantoma (uma condição na qual a gordura se acumula sob a superfície da pele); xantelasma da pálpebra (que é o mesmo que um xantoma, mas está localizado na pálpebra); dor no abdômen; aumento do baço; e fígado aumentado. Pacientes com hiperlipidemia mista têm um risco maior de desenvolver doença arterial coronariana e ataques cardíacos precoces, e também têm um aumento na taxa de intolerância à glicose e obesidade.

Diagnóstico

Um tipo de condição pode ser identificado com o envolvimento genético. teste. Caso contrário, os exames de sangue são o principal meio de diagnosticar a hiperlipidemia mista. Os exames específicos que seu médico realizará incluem a verificação dos níveis de: LDL (lipoproteína de baixa densidade (em excesso), HDL (lipoproteína de alta densidade, que ajuda a movimentar gorduras, colesterol e triglicérides em todo o corpo). estão ligados ao menor risco de doença arterial coronariana), triglicerídeos (produzidos no corpo, eles também vêm de alimentos. Calorias não queimadas se transformam em triglicérides e são armazenadas nas células de gordura) e apolipoproteína B100 (este teste mede uma proteína específica que desempenha papel chave no metabolismo e é tipo de LDL).

O objetivo de qualquer tratamento para hiperlipidemia mista é reduzir o risco de complicações e doenças cardíacas. Muitas vezes, o primeiro passo será fazer dieta mudanças, como a redução do consumo total de gordura para menos de 30% das calorias diárias, redução de carnes e produtos lácteos com alto teor de gordura e eliminação de gemas e carnes de órgãos.O exercício será freqüentemente recomendado em combinação com dieta para ajudar a reduzir vários níveis. Se a dieta e os exercícios não diminuírem seus níveis de colesterol, seu médico poderá receitar medicamentos como estatinas, ácido nicotínico, ácidos ômega-3 (que ajudam a diminuir os níveis de triglicerídeos) ou fibratos.

Prognóstico

Resultados individuais irá variar com base em quão cedo você é diagnosticado e quão bem você segue e responde ao tratamento. Seu médico determinará o melhor curso de tratamento para sua situação individual. Alguns indivíduos com níveis muito altos ainda são suscetíveis a complicações, mesmo com intervenção médica. Se não for tratada, a hiperlipidemia mista pode levar a acidente vascular cerebral, ataque cardíaco ou doença cardíaca aterosclerótica - tudo o que pode levar a uma morte precoce.

Prevenção

Se você sabe que você tem uma história familiar de Nesta condição, a triagem genética pode identificar a doença em estágios iniciais (onde é mais provável que ela seja mais receptiva à terapia dietética). Seguir uma dieta pobre em gordura saturada e colesterol pode ajudar a administrar os níveis de LDL em pacientes de alto risco. Se você tem outros fatores de risco para doença cardíaca /ataque cardíaco (como fumar ou obesidade), é importante tentar controlar esses fatores adicionais para minimizar o risco de um ataque cardíaco precoce ou morte.