casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição |

A história das garrafas de água

A tendência de transportar e consumir a água das garrafas tornou-se cada vez mais popular nos últimos anos. A água é agora embalada em garrafas de plástico, refrigeradores e jarros para a conveniência e portabilidade. Como esse desenvolvimento ocorreu com o tempo pode ser interessante para aqueles que consomem água engarrafada e que querem saber mais sobre o plástico usado para contê-lo.

Significância

Desde o início da história humana, as pessoas têm pesquisado formas de transporte de água doce desde a sua fonte até ao seu habitat. Os romanos construíram os aquedutos na virada do primeiro milênio para levar água às cidades, e vasos ou peles de animais foram usados ​​para transportar água em quantidades menores. Outros recipientes foram feitos de argila ou materiais tecidos. A mobilidade dos soldados durante a guerra, o aumento de atividades ao ar livre como caminhadas e aumento de viagens longas pelo automóvel influenciaram a necessidade das pessoas transportarem água portátil.

Empresas de água engarrafada

Algumas marcas populares de a água agora vendida em garrafas já existe há algum tempo, enquanto outras têm origens mais recentes. A água mineral de San Pellegrino na Itália é retirada e produzida desde 1395. As raízes de Evian começaram em 1826. Um médico francês local começou a companhia Perrier em 1898, e a água usada nas garrafas é retirada de um spa romano chamado Les Bouillens. O Deer Park foi estabelecido em 1873 para o mercado de Nova York. Ambos são agora propriedade da corporação Nestlé.

Inicialmente, essas empresas vendiam sua água em garrafas de vidro. Embora uma certa forma de plástico tenha sido inventada por Leonardo DaVinci durante a Renascença, o plástico não se tornou amplamente utilizado comercialmente para a água até meados do século XX. Isto foi devido ao alto custo de fabricação do material. Uma vez que o polietileno de alta densidade foi introduzido, o plástico tornou-se a escolha preferida a partir do final da década de 1960. Logo em seguida, mais empresas não tradicionais começaram a vender água em garrafas. Aquafina, que é propriedade da Pepsi-Co Corporation, começou a distribuição em 1994. A Coca-Cola Company lançou uma resposta à popularidade da Aquafina com sua própria marca, a Dasani, em 1999.

Considerações

A popularidade da água engarrafada levou a interesse e dúvidas sobre sua fonte. Quase 25% da água engarrafada vendida nos Estados Unidos é originária de uma fonte de água subterrânea, de acordo com um estudo realizado entre 2004 e 2008 pelo Conselho Nacional de Defesa dos Recursos. O estudo concluiu que "não há garantia de que só porque a água sai de uma garrafa, é mais limpa ou mais segura que a água da torneira". Outros fabricantes tentaram aliviar a opinião de seus clientes sobre a reação negativa da água subterrânea engarrafando seus produtos como "extra purificados", "enriquecidos com vitaminas" ou "totalmente naturais". Preocupações também surgiram sobre se os produtos químicos contidos dentro do plástico afetavam o conteúdo. Uma reação contra uma substância química conhecida como BPA ou Bisfenol-A encontrada em algumas garrafas de água começou em 2008, liderada por grupos de observação de consumidores, que temiam que a substância pudesse estar ligada a problemas de saúde como o câncer. Agora, algumas empresas de água engarrafada e de plástico estão promovendo seus contêineres como livres de BPA.

Cerca de 50 bilhões de garrafas de água são consumidas nos Estados Unidos a cada ano, com cerca de 200 bilhões em o mundo, de acordo com um artigo de maio de 2008 no The New York Times.

Desenvolvimentos Recentes

As marcas de alta qualidade surgiram no final dos anos 90, com marcas como Voss, Ty Nant e Evamor ou água altamente purificada para clientes de luxo. Desde o final do século 12, a maioria das garrafas usadas para conter água era feita com um pescoço, mas agora a água é colocada em todos os tipos de recipientes. Formas e tamanhos de garrafas evoluíram junto com essa tendência, e diferentes tipos de materiais foram usados. A água agora é vendida e transportada em jarras, latas, garrafas de plástico de vários galões e até em garrafas de alumínio.