casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição |

Como consertar os esquis de delaminação

Para a maioria das pessoas, o esqui é apenas uma atividade sazonal, por isso é importante para que eles possam tirar o máximo proveito de seus caros esquis. Com o tempo, mesmo os esquis adequadamente tratados podem ter problemas, e esses reparos podem ser caros. Um dos piores problemas que um esqui pode ter é quando suas camadas começam a se delaminar. Você notará que um esqui se tornou delaminado quando, olhando de lado, você pode ver seu núcleo de madeira ou, mais comumente, quando a camada superior de fibra de vidro se ergue. Reparar este tipo de problema pode ser difícil, mas pode ser feito por um amador. Se você não se sentir confortável com esse reparo, deixe definitivamente para os profissionais.

Determine a localização e a extensão do dano. Reparos perto das pontas são mais difíceis de realizar devido à sua curva.

Permita tempo para o núcleo de madeira dos esquis secar. Se seus esquis foram danificados enquanto na montanha, há uma boa chance de o núcleo ficar molhado. Se este for o caso, você precisa certificar-se de que o núcleo tenha secado; caso contrário, o esqui que você está consertando será mais pesado e provavelmente terá mais problemas.

Misture um lote da resina epóxi de acordo com as instruções na embalagem do fabricante. Cada marca pode ter técnicas de mistura ligeiramente diferentes, definir horas ou temperaturas de trabalho antes de poderem ser usadas.

Use uma escova de espuma, um palito ou um pequeno pedaço de madeira para forçar o epóxi a entrar. o esqui. Espalhe uniformemente para cobrir o máximo possível da área. Não há problema em colocar muita coisa, porque ela será forçada a sair quando o esqui estiver preso, mas pode ser um pouco confuso.

Coloque uma pequena folha de metal ou um bloco de madeira na parte superior e inferior do ski, onde se tornou delaminado para dispersar a pressão. Coloque os grampos sobre as placas de dispersão e aperte-os. Use quantos grampos forem necessários para o tamanho do reparo.

Limpe o epóxi que sai do lado do esqui antes que ele comece a secar; caso contrário, você terá muito mais trabalho em suas mãos. Deixe o esqui descansar por aproximadamente 24 horas com as braçadeiras ainda na mão.

Remova as braçadeiras e verifique se o equipamento está em modo de espera. As camadas devem ser todas apertadas e planas. Use um raspador para retirar o excesso de epóxi que vazou. Tenha cuidado para não cavar o acabamento.

Opcionalmente, você pode escovar uma fina camada de epóxi sobre a borda onde ocorreu a delaminação. Isso pode ser uma boa idéia se ainda houver um espaço, ou se um pequeno pedaço estiver faltando, pois isso selará ainda mais o esqui ou a prancha. Não é necessário, porém, uma vez que o epóxi já formou um selo à prova d'água e isso é principalmente por razões cosméticas. Se você optar por fazer isso, aplique o epóxi, deixe descansar por 24 horas e, em seguida, lixe levemente a área até que fique lisa.

Coisas necessárias

Resina epóxi

Mistura de recipientes

Grampos

Placas de dispersão (pequenas folhas de metal ou madeira)

Escova de espuma

Palito

Sucata de madeira

Lixa

Raspador

Fita adesiva

Dicas

Use fita adesiva para cobrir a base ou a folha de topo perto da delaminação, de modo que o epóxi não penetra nele.

Use pontas de esquis velhos ou pedaços de metal flexível ou placas de dispersão ao trabalhar com pontas delaminadas.

Advertências

Trabalhe em uma área bem ventilada. Algumas resinas epoxídicas podem emitir vapores nocivos, por isso verifique o rótulo.