casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição |

Diuréticos e palpitações cardíacas

Diuréticos, também chamados de pílulas de água, são medicações usadas para tratar a hipertensão, inchaço devido ao acúmulo de fluido, glaucoma e insuficiência cardíaca congestiva. Eles promovem a remoção de água e sal do corpo através da urina. Palpitações cardíacas ou arritmias cardíacas referem-se a batimentos cardíacos irregulares que podem ocorrer como batidas no peito ou batidas rápidas. Alguns diuréticos podem causar palpitações cardíacas.

Diuréticos são classificados com base em como eles funcionam e afetam o corpo. Existem cinco tipos: diuréticos de alça, diuréticos tiazídicos, diuréticos poupadores de potássio, inibidores da anidrase carbônica e diuréticos osmóticos. Os diuréticos tiazídicos e de alça estão associados a palpitações cardíacas ou arritmias cardíacas. Exemplos de substâncias tiazídicas são clorotiazida e hidroclorotiazida. Furosemida e torsemide são exemplos de diuréticos de alça.

Ação e efeitos terapêuticos

Diuréticos de alça como a furosemida agem promovendo a remoção de sal e água na alça de Henle, localizada nos rins. Os diuréticos tiazídicos fazem a mesma coisa nos túbulos distais dos rins. Os dois medicamentos diminuem o volume de sangue no corpo e, portanto, diminuem a pressão arterial na hipertensão. Sua ação também reduz o tamanho do inchaço no corpo.

Baixo Potássio

Existem diferentes tipos de sais ou eletrólitos no corpo. Alguns são sódio, potássio e cálcio. O efeito desejado dos diuréticos de tiazida e de alça é remover sódio e água do corpo. Eles também afetam outros sais no corpo, o que pode levar a resultados negativos. O potássio é um eletrólito que é necessário para o bom funcionamento do coração. Os diuréticos de alça e tiazídicos causam baixos níveis de potássio ou hipocalemia no organismo, o que causa arritmias cardíacas ou palpitações cardíacas.

Arritmias cardíacas ou palpitações cardíacas podem ser sentidas quando o coração bate muito rápido, muito lento ou irregularmente. Eles podem ser inofensivos ou causar sérios problemas médicos. Quando o coração bate fracamente, existe uma tendência para o sangue se acumular no coração. Isto pode levar à formação de coágulos sanguíneos, que podem viajar através da corrente sanguínea e bloquear o fornecimento de sangue a vários órgãos. O resultado desse tipo de situação pode ser fatal. Outros problemas associados às palpitações cardíacas são choque cardiogênico, insuficiência cardíaca e morte cardíaca. Estar ciente das palpitações cardíacas associadas aos medicamentos diuréticos é importante, de modo que, se ocorrerem, uma pessoa pode procurar atendimento médico.

Prevenção /Solução

Palpitações cardíacas devidas a medicamentos diuréticos como tiazidas e diuréticos de alça podem ser prevenido tomando suplementos de potássio. Os diuréticos poupadores de potássio, como a espororolactona, o eplerenômero e o triantereno, removem o sal e a água do organismo sem baixar seu conteúdo de potássio. Este tipo de diurético pode ser prescrito no lugar ou em conjunto com outros diuréticos para prevenir baixos níveis de potássio e arritmias cardíacas.