casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição |

Qual é a diferença entre demência e esquizofrenia?

Embora muitas vezes confusas, demência e esquizofrenia são duas doenças distintas, com diferentes causas e sintomas. A esquizofrenia geralmente surge durante a adolescência ou a idade adulta jovem, enquanto a demência geralmente começa na velhice. Ambas as condições podem estar associadas a déficits cognitivos (prejuízos no pensamento, memória e outras funções do cérebro), mas esses problemas na esquizofrenia são tipicamente menos graves.

Terminologia

Parte da confusão pode ter se originado com uma termo usado por um cientista do século 19. De acordo com E. Fuller Torrey, MD, em "Sobreviver à Esquizofrenia", Emil Kraepelin atribuiu o nome "demência precoce" à síndrome agora chamada de "esquizofrenia". O termo significa "demência no início da vida".

Esquizofrenia

A esquizofrenia é um distúrbio psiquiátrico grave e crônico, marcado por sintomas “positivos” e “negativos”. Sintomas positivos, como alucinações e delírios, são distorções da realidade que não deveriam estar presentes, mas são. Sintomas negativos, incluindo apatia e abstinência social, representam características que devem estar presentes, mas não são.

Demência

A demência é caracterizada por múltiplos problemas cognitivos que surgem como resultado fisiológico direto de uma doença ou substância. De acordo com o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais, quarta edição (DSM-IV), a incidência de demência da doença de Alzheimer aumenta com a idade, especialmente após os 75 anos. Vinte por cento das pessoas com 85 anos ou mais têm demência de Alzheimer. No entanto, o Instituto Nacional do Envelhecimento observa que algum declínio na memória pode ser uma parte normal do processo de envelhecimento; esse declínio esperado não é demência.

A demência não-Alzheimer pode surgir de uma variedade de doenças e condições, incluindo traumatismo craniano, doença de Parkinson e doença de Huntington. Também pode ser induzido pelo uso ou abuso de substâncias. A esquizofrenia não é causada por uma condição ou substância médica específica.

Os neurolépticos (medicamentos antipsicóticos) são usados ​​tanto na esquizofrenia como na demência. Para pessoas com esquizofrenia, os medicamentos podem ajudar a aliviar a paranoia, vozes e outros sintomas. Para aqueles com demência, os antipsicóticos podem ser usados ​​para acalmar a agressão ou o delírio.