casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição |

Papel do óleo de jojoba na cura

Jojoba - pronuncia-se "ho-ho-ba" - o óleo vem do fruto do feijão do arbusto Simmondsia chinenis, que é nativo do sudoeste dos Estados Unidos e noroeste do México. Não é realmente um óleo, mas sim uma cera líquida - com propriedades muito semelhantes ao óleo da pele humana - por isso normalmente não causa uma reação alérgica, mesmo em pessoas com pele muito sensível. Preenchido com vitaminas e outros nutrientes, pode proteger e curar a pele e restaurar o cabelo danificado.

História

Os americanos nativos do sudoeste dos Estados Unidos têm usado o óleo de jojoba como uma ajuda medicinal durante séculos - como uma pomada para curar feridas e queimaduras, um bálsamo para acalmar as queimaduras solares, um suplemento dietético, um tratamento capilar e um inibidor de apetite quando a comida era escassa. Depois que os Estados Unidos proibiram o uso de óleo de baleia em 1974, o óleo de jojoba tornou-se um substituto para o uso em xampus, sabonetes e outros cosméticos.

O segredo das propriedades curativas do jojoba está em seu conteúdo. É cheio de nutrientes, como vitaminas do complexo B, silício, cromo, cobre, vitamina E e zinco. O óleo de jojoba também é rico em iodo, o que ajuda a combater a infecção. Contém ácido mirístico, que possui propriedades anti-inflamatórias. Sua estrutura contém uma grande porcentagem de ácidos graxos insaturados, que são lubrificantes e ésteres naturais - uma combinação de ácidos orgânicos e álcoois.

A Barrier

O óleo de jojoba forma uma camada impermeável e não oleosa na pele ou cabelo que serve como uma barreira de mão dupla. Essa barreira protege a pele contra elementos agressivos e microorganismos que podem causar infecção e, ao mesmo tempo, evita que a umidade escape da pele ou dos folículos pilosos. Além disso, o óleo de jojoba tem propriedades antimicrobianas, o que significa que pode combater bactérias e fungos. Esta ação de combinação promove um ambiente ideal para que as propriedades curativas naturais da pele funcionem ao máximo.

Substituição do óleo

Porque a sua estrutura é muito semelhante ao óleo da pele humana - o sebo - jojoba pode ajudar a curar a pele seca substituindo a produção de petróleo perdida como resultado de fatores de envelhecimento ou ambientais. Pode ajudar a controlar a superprodução de sebo, sinalizando ao corpo que há óleo suficiente presente e, ao contrário do sebo, não obstrui os poros. Suas propriedades lubrificantes também ajudam a remover resíduos na pele e cabelo, promovendo um ambiente limpo para a cura.

O óleo de jojoba é um tratamento eficaz para a pele seca, tanto como um hidratante e como um protetor contra a secagem. Também demonstrou a capacidade de ajudar a reduzir linhas finas. Por esta razão, é um ingrediente base popular para loções, produtos de limpeza, produtos de banho, tratamentos para unhas, maquiagem e protetores solares. O óleo de jojoba pode ajudar a curar a acne, reduzindo a produção de sebo e protegendo contra bactérias. Alguns produtos de tratamento para o herpes labial, aftas e pé de atleta também contêm óleo de jojoba.

Outlook

A notável estabilidade do óleo de jojoba sob condições de calor e alta pressão levou os pesquisadores a explorar outros usos para este produto natural. . Uma dessas possibilidades é para uso como combustível alternativo. Pesquisadores da Universidade dos Emirados Árabes Unidos descobriram que o combustível à base de óleo de jojoba causa menos desgaste do motor e emite menos poluentes do que os combustíveis tradicionais à base de petróleo.