casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição |

Dosagem de vitamina K em recém-nascidos

A vitamina K é toda sobre coagulação; na verdade, seu nome é derivado da palavra alemã para aquele evento hematológico específico, que é “koagulação”. Se você é deficiente nessa vitamina, pode não formar adequadamente coágulos sanguíneos necessários para interromper o sangramento no caso de uma lesão. Os recém-nascidos são particularmente vulneráveis à deficiência de vitamina K, a tal ponto que a Academia Americana de Pediatria recomenda que todos os recém-nascidos recebam uma injeção de vitamina K.

Entendendo a vitamina K

A vitamina K é um nutriente essencial, ou seja que seu corpo não pode sintetizá-lo; você deve obter essa vitamina através de fontes alimentares. É uma vitamina lipossolúvel encontrada nas plantas e sintetizada pelas bactérias. Vegetais de folhas verdes, como a couve, geralmente são boas fontes de vitamina K. Alguns óleos vegetais, como o óleo de oliva, soja e canola, também são boas fontes.

Vulnerabilidade de recém-nascidos

A vitamina K não é prontamente realizada através da placenta, e como resultado pode não ser adequadamente representado no recém-nascido após o nascimento. Além disso, o leite materno é pobre em vitamina K. Os recém-nascidos com deficiência de vitamina K podem não ser capazes de lidar com a perda de sangue que pode resultar de ferimentos. De acordo com a Universidade de Maryland Medical Center, a preocupação com a hemorragia cerebral é uma das principais razões para a suplementação de vitamina K em recém-nascidos. Lesões cerebrais podem ocorrer durante a passagem pelo canal do parto e representam um perigo particular em recém-nascidos que têm inadequada vitamina K para parar o sangramento.

Como a vitamina K trabalha para parar o sangramento

Insuficiente vitamina K dificulta a completa expressão da "cascata de coagulação", uma série de reações hematológicas envolvendo uma variedade de substâncias chamadas fatores de coagulação. A cascata de coagulação é uma série específica de reações. Uma aberração em qualquer um desses passos pode impedir que um coágulo sangüíneo se forme adequadamente. Sete dos fatores de coagulação requerem vitamina K para funcionar. Sem quantidade suficiente de vitamina K, a cascata de coagulação é interrompida e o sangramento descontrolado pode continuar.

Dosagem para recém-nascidos

Seu médico pode administrar injeções de vitamina K imediatamente após o nascimento para evitar sangramento em seu recém-nascido. De acordo com MayoClinic.com, a dosagem é tipicamente 0,5 a 1 mg, injetada por via subcutânea ou intramuscular. Esta dosagem pode ser repetida 6 a 8 horas depois. O Instituto Linus Pauling acrescenta que a dose adequada de ingestão estabelecida para a vitamina K em crianças desde o nascimento até os 6 meses de idade é de 2 microgramas por dia. Consulte o seu médico antes de administrar sua vitamina K. recém-nascida.

, , ] ]