casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição |

O excesso de ferro pode causar supressão da tiróide?

O ferro é um elemento metálico que é vital para a maioria dos organismos vivos. O Instituto Nacional de Saúde dos Suplementos Dietéticos relata que quase dois terços do ferro em seu corpo são incorporados à hemoglobina, a proteína portadora de oxigênio encontrada em seus glóbulos vermelhos. O ferro serve como co-fator para enzimas produtoras de energia localizadas nas mitocôndrias de suas células, e é necessário para o crescimento normal e a diferenciação celular. Apesar de sua importância para o seu bem-estar, muito ferro pode interferir na função de muitos órgãos, incluindo a glândula tireoide. Pergunte ao seu médico se você precisa de mais ferro.

Estimulação da tireóide

Sua glândula tireóide está localizada na frente de seu pescoço. Seu único objetivo é secretar hormônios - principalmente triiodotironina, ou T3, e tiroxina, ou T4 - que regulam o metabolismo no restante de seus tecidos e órgãos. No entanto, a sua tireóide não funciona de forma independente. A secreção de T3 e T4 é controlada pela glândula pituitária, que libera seu próprio hormônio, chamado hormônio estimulante da tireóide, ou TSH. Se a hipófise estiver danificada, a secreção de TSH diminui e a tireóide não recebe mais os “sinais” que precisa para ter um ótimo desempenho. • Sobrecarga de Ferro -

Certas condições hereditárias, como hemocromatose ou talassemia, podem levar a o acúmulo de quantidades excessivas de ferro em seus tecidos. Esses distúrbios causam sobrecarga de ferro, aumentando a absorção de ferro do intestino ou exigindo transfusões repetidas, que contribuem com ferro adicional para a corrente sanguínea. De acordo com a edição de dezembro de 2007 do “Pediatric Endocrinology Reviews”, sua hipófise é mais sensível à toxicidade do ferro do que muitos outros órgãos e é mais facilmente ferida por condições que causam sobrecarga de ferro. Portanto, o hipotireoidismo devido ao dano hipofisário induzido pelo ferro é relativamente comum em pacientes com esses distúrbios.

Regulamentação

Em circunstâncias normais, a absorção de ferro do intestino é regulada pelas necessidades do organismo. Por exemplo, indivíduos anêmicos tendem a absorver o ferro com mais eficiência, assim como pessoas que estão crescendo ou se exercitando vigorosamente. O Instituto Linus Pauling, da Universidade Estadual do Oregon, afirma que a sobrecarga de ferro devido ao uso crônico de suplementos de ferro é rara, a menos que você tenha uma condição hereditária que aumente sua absorção intestinal de ferro. Assim, o hipotireoidismo acompanhado de altos níveis de ferro deve levar a uma avaliação da hemocromatose. Mayo Medical School relata que a hemocromatose afeta aproximadamente 1 em 250 pessoas de ascendência do norte da Europa, e pelo menos 1 em cada 10 pessoas carrega o gene para esta condição.

Considerações

A sobrecarga de ferro é mais comumente devido a condições hereditárias , como hemocromatose ou transfusões repetidas. O excesso de ferro é tóxico para a glândula pituitária, que regula a função da tireóide. A lesão hipofisária contribui para a baixa função da tireóide, ou hipotireoidismo, em indivíduos com sobrecarga de ferro. As necessidades dietéticas de ferro variam de 0,27 mg por dia para lactentes e 27 mg para mulheres grávidas. Os machos adultos saudáveis ​​normalmente não requerem mais ferro do que o fornecido em sua dieta. O ferro suplementar deve ser tomado apenas sob a orientação do seu médico.