casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição |

Ayahuasca Side Effects

Ayahuasca é uma medicina tradicional da América do Sul, produzida a partir de uma combinação de várias plantas que estão legalmente disponíveis. A ayahuasca contém o potente alucinógeno DMT, assim como a harmalina, um alcalóide que permite à DMT atravessar rapidamente a barreira hematoencefálica. Ao contrário dos efeitos de curta duração da ingestão de DMT em uma forma pura, a intoxicação por ayahuasca pode durar até 10 horas. Enquanto muitos tomam a ayahuasca por suas alucinações vívidas e realistas e a promessa de insight sobre os mistérios da mente, alguns não estão preparados para os efeitos colaterais negativos da ayahuasca. Esses intensos efeitos colaterais virtualmente garantem que a ayahuasca nunca será uma droga psicodélica popular.

Náuseas e vômitos

O efeito colateral mais relatado da ayahuasca é a náusea, seguida por vômitos repetitivos intensos. Para alguns, o vômito chega cedo, enquanto para outros ocorre durante as alucinações. Em contextos rituais na América do Sul, baldes de vômito estão sempre à mão para essa certeza, de acordo com a escritora da National Geographic Kira Salak em seu artigo de 2004 “Peru: Hell and Back”. Alguns usuários experimentam diarréia também. ayahuasca originou, estes eventos gastro-intestinais são considerados sinais de que o medicamento está limpando o corpo, mente e alma de impurezas e toxinas.

Outros efeitos colaterais físicos

Alguns usuários experimentam sudorese profusa, tremores, aumento de sangue pressão e freqüência cardíaca, de acordo com Peter Strafford, autor da "Enciclopédia Psicodélica". Esses efeitos são provavelmente devidos à intoxicação por DMT, que também é conhecida em estado puro por causar hipertensão, agitação, pupilas dilatadas, tontura e incoordenação muscular. Nem a ayahuasca, nem a DMT, são viciantes.

A ayahuasca, como outros alucinógenos como o LSD e a psilocibina, pode provocar estados emocionais profundos, incluindo ansiedade, medo e paranóia enquanto, ao mesmo tempo, proporcionam profunda despersonalização, de modo que o usuário pode ser mais receptivo a memórias emocionalmente carregadas e a traumas passados. Esse efeito profundo e perturbador atraiu médicos para pesquisar o valor psiquiátrico da ayahuasca. No entanto, se a ayahuasca não for tomada em um ambiente seguro com guias treinados, esses efeitos podem ser desestabilizadores. No artigo de 2004 da National Geographic “Peru: Hell and Back”, o especialista em ayahuasca Charles Grob, MD, adverte: “Ayahuasca não é para todos. Você tem que estar disposto a ter uma experiência interna muito longa e poderosa. muito assustador ”.

Tomado em um contexto ritual, como o xamanismo ayahuasca ou parte da igreja brasileira de ayahuasca, União do Vegetal, o uso da ayahuasca parece seguro e pode até mesmo facilitar uma saúde psicológica maior para a juventude brasileira, de acordo com "Journal of Psychiatric Drugs".