casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição |

O oxigênio deixa os músculos durante o exercício?

Seus músculos precisam de oxigênio para produzir energia em um processo chamado respiração celular. A energia é usada para alimentar contrações musculares. Exercício aumenta a necessidade de energia dos seus músculos e, portanto, mais oxigênio é entregue aos músculos. Uma vez que o oxigênio é entregue aos músculos, ele não deixa as células musculares, mas é convertido em outras moléculas. O oxigênio do ar que você respira. O oxigênio é transferido através das superfícies epiteliais alveolares dos pulmões para o sangue e levado para os músculos. Seus músculos usam as moléculas de oxigênio durante a respiração celular para transferir energia das moléculas de glicose e ácido graxo para uma molécula chamada adenosina trifosfato - ATP. ATP é então usado para fornecer energia para a contração muscular.

CO2 Remoção

Durante a respiração celular, quando o oxigênio é consumido e o ATP é produzido, outra molécula de gás chamada dióxido de carbono - CO2 - é produzida. O CO2 é um produto residual e é removido dos seus músculos para o sangue e transportado para os pulmões. O CO2 é removido do sangue e finalmente expelido do corpo quando você expira.

Exercício

O exercício aumenta a carga de trabalho dos músculos. Isso aumenta a necessidade de energia e a taxa de produção de ATP em suas células musculares. Sua taxa de respiração aumentará quando você se exercitar para garantir que seja fornecido oxigênio suficiente aos músculos para manter constante a produção de ATP. O oxigênio não deixa os músculos durante o exercício, mas é usado na respiração celular para produzir ATP e CO2. O CO2 é a molécula de gás que é removida de seus músculos durante o exercício.

Aeróbico versus anaeróbico O exercício aumenta a demanda de oxigênio dos músculos e, assim, a liberação de oxigênio para as células musculares é aumentada durante a atividade física. Durante o exercício aeróbico, a entrega de oxigênio aos músculos é adequada para produzir moléculas de ATP. No entanto, se você aumentar sua intensidade de exercício até um ponto, durante o qual seu sistema respiratório e circulatório não pode fornecer oxigênio rápido o suficiente para manter a produção de ATP, você entra em um exercício anaeróbico. A produção de ATP é interrompida durante o exercício anaeróbico e seus músculos produzem energia convertendo glicose em ácido lático. Você só pode manter o exercício anaeróbico por curtos períodos antes de os músculos ficarem sem energia e começarem a fatigar.