casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição |

Como reduzir o assobio de uma mangueira de CPAP

O CPAP, ou pressão positiva contínua nas vias aéreas, é o tratamento padrão-ouro para a apneia obstrutiva do sono. Muitos avanços foram feitos no CPAP nos últimos anos, incluindo redução de ruído. A partir de 2010, as máquinas de CPAP devem gerar um nível de ruído similar a um ventilador na sala. Isso também se aplica à mangueira de CPAP. Se a sua mangueira emitir algum tipo de som de assobio, investigar se há vazamentos e ajustes geralmente corrige o problema para facilitar o tratamento adequado.

Remova a máscara de CPAP da mangueira torcendo e puxando com cuidado. Com sua máquina de CPAP conectada à mangueira, conecte a extremidade solta da mangueira e gire a máquina para a posição "On" (ligada). Se isso eliminar o assobio de CPAP, o som provavelmente vem da máscara de CPAP e não da mangueira. Neste caso, você precisará ter sua máscara ajustada para resolver o problema.

Verifique se a mangueira de CPAP está bem presa à máquina de CPAP, empurrando e torcendo a extremidade de borracha o caminho para a superfície da máquina. Se a mangueira não estiver completamente conectada à máquina, o ar irá vazar e assobios poderão ocorrer. Se o assobio persistir, sua mangueira pode ter se esticado ou afrouxado para que não faça mais uma conexão segura com a máquina. Nesse caso, você precisará substituir sua mangueira de CPAP.

Encha um balde com água. Remova a mangueira da máquina de CPAP. Mergulhe a mangueira na água e deixe-a encher. Conecte ambas as extremidades das mangueiras com os dedos e levante a água. Observe para qualquer vazamento de água da mangueira. Se você perceber vazamento, um buraco está presente. Se assim for, você precisa substituir sua mangueira.

Considere quanto tempo você teve sua mangueira de CPAP. Em muitos casos, o assobio resulta de um tubo desgastado. Com base nas informações do CPAP.com, "os sinais de desgaste são locais secos e rachados no revestimento interno ou nas extremidades de borracha; estrias próximas às extremidades de borracha; e depósitos minerais ou mofo da água deixada no interior da mangueira". Se você ver algum destes sinais, você deve substituir o seu aparelho de CPAP. Se já passou mais de um ano desde que você substituiu a mangueira, substitua-a, já que uma mangueira bem usada é uma causa muito comum de assobio de mangueira.

Dica

Se você não puder encontrar a fonte do assobio, pergunte ao seu médico do sono para escrever uma receita para uma mangueira de substituição. As companhias de seguros geralmente cobrem uma recarga de mangueira a cada um a três meses, embora os planos específicos possam variar. Mangueiras de reposição são fornecidas por empresas de equipamentos médicos duráveis.

Coisas necessárias para

CPAP

Tubulação

Máscara de CPAP

Balde

Água