casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição |

Desequilíbrio eletrolítico e queimaduras

O desequilíbrio eletrolítico pode ser uma complicação grave experimentada pelas vítimas de queimaduras. De acordo com a edição de dezembro de 2000 de “Annals of Burns and Fire Disasters”, a ingestão de fluidos e o desequilíbrio eletrolítico devem ser monitorados em vítimas de queimaduras. Devido à natureza grave desta situação, a hospitalização pode ser necessária.

Sintomas

Os desequilíbrios eletrolíticos precisam ser gerenciados por um médico imediatamente após a ocorrência das queimaduras e até que a condição do paciente se estabilize. O desequilíbrio eletrolítico que ocorre após as queimaduras pode criar instabilidade cardíaca. Os sintomas podem incluir fraqueza muscular, convulsões, confusão, fadiga, vômito, pulso enfraquecido, batimentos cardíacos irregulares e náuseas. Os tipos de desequilíbrio eletrolítico com maior probabilidade de afetar vítimas de queimaduras incluem hiponatremia e hipercalemia. A hiponatremia é um resultado da diminuição de sódio no sangue do tecido destruído causada por queimaduras no corpo. A hipercalemia ocorre quando os níveis de potássio no sangue são mais altos que o normal. Hipercalemia acontece para queimar vítimas, como resultado da destruição de células e tecidos.

Tratamentos

Durante o tratamento, os médicos trabalham na normalização dos eletrólitos no corpo. Os fluidos IV são mais comumente usados ​​para substituir a perda de sódio no sangue. Para tratar o aumento de potássio no sangue, os médicos podem prescrever cálcio, glicose e insulina por via intravenosa. O cálcio trata os efeitos no coração, enquanto a glicose e a insulina revertem temporariamente os efeitos do potássio aumentado.

Considerações

Diuréticos - pílulas de água - são outro tipo de tratamento oferecido às vítimas de queimaduras. Os diuréticos diluem a quantidade de potássio no sangue enquanto aumentam os níveis de sódio. A diálise também pode ser realizada em vítimas de queimaduras para reduzir os níveis de potássio.

Advertência

Podem ocorrer complicações graves em vítimas de queimaduras que sofreram desequilíbrios eletrolíticos. Por exemplo, na hiponatremia, uma queda repentina de sódio pode causar inchaço no cérebro e levar a coma ou morte. O aumento súbito de potássio quando um paciente está com hipercalemia pode causar parada cardíaca a qualquer momento. Outras complicações da hipercalemia incluem arritmias, danos nos nervos e alterações no controle muscular.