casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição |

Quais são as funções das células epiteliais cuboidais nos rins

Os rins são órgãos essenciais responsáveis pela filtração do sangue. Cada rim consiste em um córtex externo rico em vasos sanguíneos e uma medula interna. Tanto o córtex quanto a medula contêm milhões de néfrons, as unidades funcionais do rim que trabalham para filtrar o sangue. Segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Biomédicas Espaciais, os néfrons filtram cerca de 43 litros de água por dia. Cada néfron consiste em vários pequenos túbulos, que são revestidos por células epiteliais cubóides. As células cuboidais dentro dos túbulos desempenham uma série de funções na filtragem do sangue. Um papel importante das células cubóides nos túbulos renais é a troca iônica. Íons são componentes de moléculas de sal que se dissolvem na água no sangue e circulam por todo o corpo. Sal de mesa, cloreto de sódio, quebra em sódio e íons de cloro na corrente sanguínea. Células cuboidais nos rins desempenham um papel na regulação da reabsorção de íons do sangue. As células cuboidais dentro dos túbulos renais contêm proteínas chamadas bombas de íons, que controlam o fluxo de íons sódio e potássio para dentro e para fora das células cubóides, de acordo com o livro didático de 2001 "Color Textbook of Histology". As células cubóides, em seguida, bombeiam os íons para outras partes dos rins para processamento adicional e absorvem outros íons do sangue. Esta troca iônica desempenha um papel na regulação da pressão arterial.

Absorção de açúcar

Outro papel importante das células cuboidais dentro dos túbulos dos rins é a glicose, ou açúcar no sangue, a absorção. O açúcar do sangue é filtrado durante a filtração do sangue, e a glicose se acumula dentro do rim para absorção pelas células cubóides. O "Livro de Histologia em Cores" indica que 100% da glicose no sangue é reabsorvida pelas células cubóides. Uma vez que a falta de absorção de açúcar levaria à perda de energia por falta de glicose, a reabsorção de açúcar é necessária para impulsionar o metabolismo.

Em alguns casos, como no diabetes mal controlado, as quantidades extremamente altas de açúcar o sangue coloca pressão nos rins para que eles não possam absorver completamente o açúcar. Como resultado, um pouco de açúcar no sangue vaza para a urina e ajuda a contribuir para a micção excessiva experimentada por alguns diabéticos.

Retenção de água

Outro papel importante das células cubóides nos túbulos renais é a retenção de água e controle sobre a perda de fluidos. Fluidos dentro do corpo têm um equilíbrio osmótico regulado, uma quantidade regulada de sais, açúcares ou proteínas dissolvidas no sangue a qualquer momento. Quando a troca de sal ou açúcar ocorre dentro das células cubóides nos rins, ela é acoplada à troca de água para manter o equilíbrio osmótico. Se os rins absorvem muito ou pouco sal ou açúcar, o equilíbrio de água dentro do corpo também é desequilibrado.

Se houver muito sal no corpo, e as células cuboidais dentro dos rins precisarem reabsorver níveis anormalmente altos de açúcar, essas células também devem absorver níveis anormalmente altos de água para manter o equilíbrio osmótico. O resultado é um aumento nos níveis de fluidos no corpo, causando retenção de água e inchaço. Se a glicose é perdida para a urina, o que pode ocorrer em diabetes, então a água também se acumula na urina, levando ao aumento da micção e desidratação. Um desequilíbrio crônico na retenção de água pode causar estresse nos rins e levar a outros problemas de saúde. , , ] ]