casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição |

Os níveis de hemoglobina com má absorção de ferro na doença celíaca

A doença celíaca leva à incapacidade de consumir certos grãos - trigo, cevada e centeio. Quando você tem a doença e come esses grãos, o sistema imunológico do seu corpo reage atacando o revestimento do seu intestino delgado, acabando por destruí-lo. Como o revestimento intestinal absorve nutrientes, muitas pessoas com doença celíaca não diagnosticada apresentam deficiências nutricionais, incluindo anemia por deficiência de ferro. De fato, a anemia - com seus baixos níveis de hemoglobina - pode sugerir que você tem doença celíaca, mesmo na ausência de outros sintomas.

Prevalência

A hemoglobina, uma proteína no sangue, carrega oxigênio. Em pessoas saudáveis, os níveis de hemoglobina variam de 13,8 a 17,2 g /dl em homens e de 12,1 a 15,1 g /dl em mulheres. Quando você tem anemia por deficiência de ferro, não consegue absorver ferro suficiente dos alimentos e os níveis de hemoglobina caem. A má absorção de ferro devido a todas as causas, incluindo a doença celíaca, ocorre com mais frequência em mulheres, com até 9% das mulheres que sofrem da doença. Menos de 1 por cento dos homens têm má absorção de ferro e anemia por deficiência de ferro.

Sintomas clássicos da doença celíaca apresentam principalmente queixas gastrointestinais, incluindo diarréia, flatulência, azia e dor abdominal. Enquanto isso, tanto a doença celíaca quanto os baixos níveis de hemoglobina - abaixo de 13 g /dL em homens e 12 g /dL em mulheres - podem causar fadiga, tontura e dores de cabeça. No entanto, muitas pessoas com doença celíaca não apresentam sintomas evidentes, o que dificulta a detecção da condição pelos médicos. Em muitos casos, a anemia ferropriva detectada em um exame de sangue rotineiro pode ser a única indicação de que a pessoa tem má absorção de ferro causada pela doença celíaca.

Research

Um estudo publicado em julho de 2011 na revista médica " A Revista Española de Enfermedades Digestivas "analisou 98 pacientes, a maioria mulheres, que tinham anemia ferropriva que não podia ser revertida com suplementação de ferro. Os pesquisadores testaram os pacientes para a doença celíaca e encontraram em 13% dos pacientes. Outros 13% dos pacientes apresentavam sinais precoces do transtorno, apesar de não atenderem aos critérios médicos geralmente aceitos para o diagnóstico.

Outros pesquisadores também descobriram ligações entre a doença celíaca e a má absorção de ferro. Por exemplo, um médico do Departamento de Medicina da UCLA observa em um relato de caso que uma mulher de 69 anos com poucos sintomas de doença celíaca apresentava um nível de hemoglobina de 10,4 m /dL. Depois de uma investigação completa, os médicos concluíram que ela tinha doença celíaca.

Tratamento Para tratar a doença celíaca, você precisa seguir uma dieta sem glúten, o que significa evitar todos os alimentos que contenham glúten, a proteína encontrada em grãos de trigo, cevada e centeio. O glúten aparece no pão e no cereal, junto com outros produtos de grãos, como biscoitos. Os fabricantes de alimentos também o adicionam a muitos alimentos processados ​​como espessante e enchimento. Uma vez que você está na dieta há vários meses e seus intestinos tiveram a chance de cicatrizar, sua má absorção de ferro provavelmente reverterá e seus níveis de hemoglobina deverão subir para a faixa normal.