casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição |

Dieta Sem Glúten para Lúpus

O lúpus afeta cerca de 1,5 milhão de americanos. É uma doença difícil de tratar porque é conhecida como "o grande imitador" - você pode ser diagnosticado com várias outras condições antes de o lúpus ser considerado. Alergias ao glúten geralmente criam sintomas semelhantes aos do lúpus, e tentar uma dieta sem glúten pode levar à redução da expressão de seus sintomas.

Vivendo com o Lupus

O lúpus é uma doença auto-imune crônica. Seus sintomas são muitos e variados: fadiga extrema, dores de cabeça e febre, dor artrítica nas articulações, erupção cutânea na face, edema, úlcera, queda de cabelo e fotossensibilidade. De um modo geral, a Fundação Lupus recomenda comer uma dieta balanceada e evitar a alfafa, que está associada ao surto nos sintomas. Evitar ou limitar o álcool também é recomendado se você tiver lúpus, pois pode causar surtos ou tornar alguns dos seus medicamentos menos eficazes.

Glúten, doença celíaca e intolerância ao glúten

Glúten é uma proteína encontrada no trigo , cevada, centeio e triticale. A doença celíaca é outra condição auto-imune, na qual o sistema imunológico do seu corpo identifica erroneamente o glúten como um anticorpo hostil e ataca o intestino delgado conforme o glúten é digerido. Também está associado a uma série de outras doenças autoimunes. Os sintomas da doença celíaca são semelhantes aos do lúpus: fadiga, anemia, dor nas articulações, enxaquecas, distúrbios digestivos e dor abdominal. Algumas pessoas podem não ter doença celíaca, mas têm intolerância ao glúten, o que pode causar sintomas semelhantes, mas menos graves.

Glúten e Lupus Confusão

Desde que o lúpus e intolerância ao glúten mostram muitos dos mesmos sintomas, tem havido "cases of confused diagnosis.", 3, [[Os pacientes em questão foram tratados por muitos anos com medicação pesada para o lúpus, incluindo esteróides e imunossupressores, com pouco sucesso. O diagnóstico de uma alergia ao glúten significava que eles foram retirados das drogas e pararam de apresentar quaisquer sintomas após mudar para uma dieta sem glúten. Uma vez que ambas as doenças são doenças inflamatórias autoimunes, tentar uma dieta sem glúten pode ajudar a reduzir os sintomas do lúpus, mas certifique-se de verificar com seu médico antes de fazer qualquer alteração em sua dieta ou padrões de medicação. >

Se você já seguiu uma dieta saudável para o seu lúpus, pode estar comendo muitos alimentos na dieta sem glúten. A Extensão da Universidade do Estado do Colorado recomenda a escolha de carnes, aves e frutos do mar, frutas e legumes, ovos, laticínios, nozes e sementes, além de feijões e legumes. Algumas das opções de grãos disponíveis para você incluem arroz, tapioca, quinoa, amaranto e painço. Evite todos os produtos alimentícios que contenham trigo, cevada, centeio e triticale. Algumas aveias devem ser evitadas também, se forem processadas na mesma maquinaria que os alimentos que contêm glúten. Como muitos alimentos contêm fontes ocultas de glúten, leia atentamente os rótulos dos alimentos e consulte um nutricionista para obter instruções específicas antes de iniciar uma dieta sem glúten.