casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição |

Alimentos a serem evitados em uma dieta de fenilcetonúria

A fenilcetonúria (PKU) é um distúrbio genético no qual o organismo não consegue processar um aminoácido chamado fenilalanina, de acordo com o MedlinePlus.com. Altos níveis de fenilalanina podem danificar o cérebro e levar ao retardo mental. Todos os bebês nascidos nos EUA devem ter um teste de triagem para PKU. A fenilalanina é encontrada principalmente em alimentos ricos em proteínas. Alimentos ricos em proteínas devem ser evitados por pacientes com PKU.

Peixes, aves, carne vermelha e produtos lácteos

Danos cerebrais podem ser evitados se pacientes com PKU forem tratados com uma dieta especial que é baixa em fenilalanina . Na dieta de PKU, a proteína animal é evitada porque contém as maiores quantidades de fenilalanina. Exemplos de proteínas animais a serem evitadas incluem carne vermelha, peixe, aves e leite e produtos lácteos. Os pacientes com PKU devem ingerir alimentos com baixo teor de proteínas, como pães, massas e cereais com baixo teor de proteínas. Os bebês com PKU são frequentemente alimentados com uma fórmula especial contendo alta proteína e baixa fenilalanina. As pessoas com PKU que estão nessa dieta especial desde o nascimento ou logo depois se desenvolvem normalmente e geralmente não apresentam sintomas de PKU, de acordo com o MedlinePlus.com.

Os feijões secos, ervilhas e nozes

Os pacientes com PKU devem evitar proteínas vegetais, como feijões secos, ervilhas e nozes, pois contêm grandes quantidades de fenilalanina, de acordo com MedlinePlus. Exemplos de nozes para evitar incluem amêndoas, avelãs, amendoim, castanhas, pistache, nozes, castanhas, nozes e macadâmias. Os pacientes com PKU geralmente são aconselhados a ingerir muitas frutas e vegetais porque contêm pouca fenilalanina.

Aspartame

Os pacientes com PKU devem evitar produtos que contenham aspartame, adoçante artificial, de acordo com o MedlinePlus. Quando digerido, o aspartame produz quantidades de fenilalanina consideradas perigosas para pacientes com PKU. Exemplos de produtos que podem conter aspartame incluem iogurte com baixo teor de gordura, refrigerantes, balas de menta, balas, goma sem açúcar, gelatina, vitaminas mastigáveis, remédios para resfriado, pudim e misturas quentes de cacau. Os pacientes com PKU devem se certificar de que leiam os rótulos dos alimentos antes de comprar esses produtos.