casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição |

As algas e alimentos alcalinos são anti-inflamatórios?

Variedades de algas e legumes e algas alcalinizantes proporcionam adições nutritivas e de baixa caloria à sua dieta saudável. Estes alimentos, que formam a base de muitos estilos vegetarianos de alimentação, podem ajudar a retardar os efeitos do envelhecimento e prevenir algumas doenças degenerativas. Entre os benefícios para a saúde de algas marinhas e alimentos alcalinizantes são suas propriedades de redução da inflamação.

Frutas e Legumes

Frutas e legumes contribuem com a maior parte dos benefícios alcalinizantes em sua dieta. Esses alimentos também neutralizam os efeitos acidificantes das proteínas e dos carboidratos processados, de acordo com Christine Lydon, autora do livro "Dez Anos Mais Magros: Seis Semanas para um Homem Magro, Mais Jovem". A dieta ocidental, rica em proteína de carne, laticínios, farinha branca e açúcar, direciona o equilíbrio ácido-alcalino para a extremidade ácida da escala de pH, que promove a inflamação. Os efeitos alcalinizantes das frutas e vegetais também trazem a urina para um pH mais alcalino, diminuindo a inflamação e o estresse nos rins e reduzindo o risco de desenvolver cálculos renais.

Algas marinhas e inflamação

As algas marinhas são ricas em magnésio, mineral que ajuda a alcalinizar seu corpo. As algas também contêm ácido eicosapentanóico, um ácido graxo essencial conhecido por diminuir a inflamação; folato; e vitamina K, de acordo com a nutricionista Barbara Rowe, autora do livro "Alimentos antiinflamatórios para a saúde: centenas de maneiras de incorporar alimentos ricos em ômega-3 à sua dieta para combater a artrite, o câncer, a doença cardíaca e muito mais". Em um estudo publicado na edição de fevereiro de 2011 da revista International Immunopharmacology, doses de vitamina K inibiram moléculas sinalizadoras inflamatórias chamadas citocinas, diminuição dos níveis de radicais livres e diminuição dos níveis de moléculas destruidoras de tecido. Efeitos do pH ácido O excesso de alimentos formadores de ácido na dieta causa uma série de problemas de saúde, incluindo inflamação, infecção e dor nas articulações, de acordo com Claudia Pillow, Ph.D., autora do livro "The Good Foodbook": A maneira deliciosa de fortalecer seu sistema imunológico e neutralizar a inflamação ". Por outro lado, os alimentos alcalinizantes geralmente contêm maior valor nutricional, o que contribui para as vias que suprimem a inflamação. Além disso, um pH ácido danifica o revestimento do intestino, permitindo que toxinas e patógenos entrem na corrente sanguínea e ativem o sistema imunológico. Doença e alergia, ambos os quais aumentam a inflamação, são possíveis resultados.

Limões alcalinizantes

Os limões, em particular, são altamente alcalinizantes e podem diminuir os seus níveis de histamina promotora de inflamação, de acordo com um estudo publicado em a edição de junho de 2011 da revista "Phytomedicine". No estudo, uma combinação de limão e marmelo reduziu a liberação de histamina e inibiu a imunoglobulina E, um anticorpo associado a reações alérgicas e asma. Esprema um pouco de limão fresco em um copo de água para um início alcalinizante do seu dia.