casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição |

Pedras nos rins e deficiência de potássio

Pedras nos rins são massas endurecidas de minerais que podem causar dor severa nas costas e no abdômen. Se você já experimentou pedras nos rins no passado, provavelmente tomará muitas medidas para evitar recorrências futuras, que são significativamente mais prováveis ​​se você já teve uma pedra nos rins. Um dos passos que você pode dar é ter certeza de que você tem potássio suficiente em sua dieta. A deficiência de potássio tem sido associada ao aumento do risco de pedras nos rins. Antes de aumentar o potássio em sua dieta, consulte o seu médico para garantir que você pode fazê-lo com segurança.

Potássio é um mineral que seu corpo usa para uma série de funções, incluindo a criação de reações químicas que mantêm seu coração. batendo e seus músculos se movendo. Seus rins são responsáveis ​​por regular os níveis de potássio em seu corpo. Para obter potássio suficiente para realizar suas funções corporais diárias, você deve consumir cerca de 4.700 mg de potássio se tiver mais de 14 anos. Além do potássio, seus rins filtram vários outros minerais, como cálcio, fosfato e oxalato. Esses outros minerais podem se unir para formar uma pedra nos rins.

Uma das maneiras pelas quais uma deficiência de potássio pode contribuir para os cálculos renais é perturbar o equilíbrio ácido /alcalino em seu corpo. Sua urina normalmente tem um pH próximo ao neutro - cerca de 7. No entanto, desequilíbrios ácidos ou alcalinos em sua dieta podem contribuir para a formação de cálculos renais. Se você já experimentou cálculos renais formados com cálcio, isso pode ser um sinal de que sua urina é muito ácida. O potássio pode ajudar a corrigir isso porque tem um efeito alcalino em seu corpo. Quando você consome alimentos que contêm potássio, o potássio pode ajudar a aumentar o seu nível de pH urinário. Isso cria um ambiente onde pedras nos rins são menos propensos a se formar.

Potassium Bonding Outra razão pela qual o potássio é valioso na prevenção de pedras nos rins é que ele pode se ligar ao cálcio em seus rins. Quando o potássio e o cálcio se ligam, o primeiro impede que o cálcio se junte a outros minerais conhecidos por causar pedras nos rins, como o oxalato e o fosfato. Se você tem uma deficiência de potássio, seus rins liberam mais cálcio na urina, o que aumenta a probabilidade de formação de cálculos renais.

Uma forma de reverter uma deficiência de potássio é aumentando a ingestão de potássio. Contendo alimentos. Frutas e legumes são fontes abundantes de potássio. Tente adicionar alimentos como bananas, ameixas, suco de tomate, alcachofras, feijão, abóbora, girassol e melaço em sua dieta diária. Estes podem aumentar seus níveis de potássio. Além disso, seu médico pode recomendar tomar um suplemento de citrato de potássio, que incorpora potássio e citrato, duas substâncias conhecidas por ajudar a prevenir a formação de cálculos renais.