casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição |

O que é óleo de palma fracionado?

Entender os rótulos dos alimentos fica mais complicado a cada dia, com novos aditivos químicos e ingredientes multissilábicos que aumentam a confusão. O termo "óleo de palma fracionado" confunde muitos consumidores, mas se refere apenas a um método de processamento de óleo que divide ou fraciona o óleo em diferentes componentes de gordura.

Identificação

O óleo de palma vem do fruto de a espécie de palmeira de óleo E. Guineensis, que cresce em toda a África Ocidental e Malásia. Em seu estado natural, o óleo de palma possui uma cor laranja brilhante, porque contém grandes quantidades de caroteno. Como contém quase 50% de gordura saturada, o óleo de palma mantém um estado semi-sólido à temperatura ambiente.

O processo de fracionamento de óleo de palma envolve duas etapas principais: cristalização e filtração. Durante a cristalização, os triglicerídeos do óleo de palma se fundem a diferentes temperaturas, fracionando o óleo em componentes líquidos e sólidos. O caráter dos cristais produzidos depende da temperatura, tempo e agitação usados ​​durante o processo. O óleo de palma fracionado passa então por um processo de filtração, dividindo o óleo em oleína de palma líquida e componentes sólidos de estearina de palma.

Como o líquido foi filtrado, o óleo de palma fracionado tem uma textura mais espessa do que óleo de palma normal. Uma porcentagem maior de gordura saturada é responsável por essa espessura adicional. Segundo o American Palm Oil Council, a estearina fraccionada de palma contém cerca de 60 por cento de gordura saturada e 40 por cento de gordura não saturada, e é esta porção fraccionada sólida do óleo que encontra o seu caminho em muitos produtos alimentares. > Os fabricantes de alimentos preferem o óleo de palma fracionado devido à sua estabilidade e alta temperatura de fusão. Uma vez que é mais sólido e resistente ao derretimento, o óleo de palma fracionado reveste muitos produtos de chocolate e outros alimentos que podem ser comprometidos devido ao calor. Muitos supostos alimentos saudáveis ​​e barras energéticas usarão óleo de palma fracionado para ajudar a manter a consistência.

Avisos

O óleo de palma fracionado contém uma porcentagem maior de gordura saturada do que o óleo de palma normal. Devido aos métodos de processamento, o óleo de palma fracionado pode conter vários níveis de gordura saturada, dificultando que os consumidores saibam exatamente o que estão comendo. Segundo a American Heart Association, as gorduras saturadas aumentam os níveis de colesterol no sangue, aumentando o risco de doenças cardíacas e derrames.

Concepções errôneas

Óleo de palma fracionado não deve ser confundido com óleos hidrogenados. O processo de fracionamento só aumenta a porcentagem de gordura saturada. Em contraste, a hidrogenação realmente endurece o óleo e as gorduras moles, destruindo gorduras insaturadas saudáveis ​​e formando gorduras trans insalubres.