casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição |

Quais são as causas dos resultados incompletos da mamografia?

Não entre em pânico se tiver sido informado de que os resultados da mamografia estão incompletos. Isso geralmente significa que o radiologista precisa de mais informações para fazer uma avaliação mais precisa dos seus resultados. O radiologista pode solicitar mais estudos ou cópias de estudos anteriores para fins de comparação. Depois de examinar todas as informações disponíveis, sua mamografia será categorizada de acordo com o BI-RADS, ou o Sistema de Relatório e Banco de Dados de Imagem da Mama usado pelo Colégio Americano de Radiologia.

Mamografias são radiografias de baixa dose de tecido mamário usado para detectar câncer de mama. O Instituto Nacional do Câncer recomenda que as mamografias sejam obtidas a cada um ou dois anos para mulheres com 40 anos ou mais. Você pode ser solicitado a obter uma mamografia de base antes dos 40 anos, para que possa ser comparada a mamografias posteriores. Mulheres com histórico de câncer de mama ou história familiar de câncer de mama podem precisar de mamografia antes dos 40 anos e com mais frequência do que a cada um ou dois anos.

Tipos de mamografias

Uma mamografia de triagem é feita para mulheres sem sinais ou sintomas de câncer de mama. Essas radiografias podem detectar lesões mamárias que ainda não podem ser vistas ou sentidas pelo exame físico. As mamografias diagnósticas são realizadas quando sinais ou sintomas de patologia mamária estão presentes, incluindo caroços, secreções nos mamilos, dor ou sensibilidade, espessamento da pele sobre a mama ou uma alteração no tamanho ou na forma das mamas. Uma mamografia diagnóstica também pode ser feita como acompanhamento se alguma anormalidade for encontrada em sua mamografia de rastreamento ou se o radiologista precisar de mais informações.

Mamografia digital

As mamografias digitais são diferentes das mamografias convencionais. as radiografias tiradas são armazenadas diretamente em um computador e não em filme. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer, como as imagens digitais podem ser manipuladas, ampliadas ou aprimoradas, diferenças sutis entre o tecido mamário normal e o anormal podem ser mais facilmente detectadas do que com a mamografia convencional. A mamografia digital pode ser apropriada para mulheres pré ou perimenopausadas com mamas densas. No entanto, os dois tipos de mamografia são igualmente capazes de detectar o câncer de mama.

O BI-RADS fornece uma avaliação padronizada das imagens da mama, seja uma mamografia, uma ultrassonografia ou uma ressonância magnética . Se sua avaliação estiver completa, sua imagem será atribuída a uma das seis categorias: \\ "1) negativo, 2) achado benigno, 3) achado provavelmente benigno - um acompanhamento inicial de curto intervalo sugerido, 4) anormalidade suspeita- -uma biópsia deve ser considerada, 5) altamente sugestiva de malignidade - ação apropriada deve ser tomada, ou 6) malignidade comprovada por biópsia conhecida - medidas apropriadas devem ser tomadas. \\ "

Resultado Incompleto

Se o seu médico determinar que são necessárias mais informações antes de determinar qual categoria atribuir a sua imagem, ela será atribuída à categoria 0 do BI-RADS (zero): \\ "A avaliação está incompleta - precisa de avaliação adicional por imagem e /ou mamografias anteriores para comparação De acordo com o National Women's Health Information Center, se você tem seios densos ou fibrosos, você pode precisar de uma avaliação adicional com ultra-som de mama ou ressonância magnética. Se você já teve outras imagens da mama no passado, seu radiologista pode querer visualizar as imagens e os relatórios para compará-los com a radiografia atual, a fim de tornar a avaliação mais precisa possível.