casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição |

Suplementos de óleo de peixe na doença renal

Desde que James Donadio publicou seu artigo de 1999 sobre os benefícios do óleo de peixe para pacientes com nefropatia por IgA, os pacientes com todos os tipos de doença renal crônica procuraram mais informações. O artigo de Donadio sugeriu que o óleo de peixe retardava a progressão da nefropatia por IgA, uma doença que pode terminar em insuficiência renal. Escrevendo da Clínica Mayo, o trabalho de Donadio teve uma cor de credibilidade que faltam outras alegações. Enquanto o júri ainda está de fora, muitos nefrologistas sugerem que os pacientes com doenças renais crônicas imunologicamente mediadas tomem óleo de peixe.

Aviso:

Nunca confunda óleo de peixe com óleo de fígado de bacalhau. Embora o óleo de peixe possa ser benéfico, o óleo de fígado de bacalhau pode ser tóxico porque contém altas concentrações de vitamina A. Isso é particularmente problemático para pacientes com danos renais. Pacotes de óleo de peixe e óleo de fígado de bacalhau são rotulados de forma muito diferente. Recipientes de óleo de peixe nunca incluem a frase "óleo de fígado de bacalhau". Pacientes renais devem evitar o óleo de fígado de bacalhau até que consultem seus nefrologistas.

Resultados conflitantes

Após o artigo de Donadio aparecer, estudos em tudo, desde ratos até pacientes transplantados, examinaram o possível benefício da suplementação com óleo de peixe. Embora muitos desses resultados pareçam promissores, os estudos são geralmente pequenos e os resultados não são conclusivos. No entanto, muitos nefrologistas acreditam que a suplementação com óleo de peixe não tem perigos, por isso eles recomendam óleo de peixe para seus pacientes.

Ácidos graxos ômega-3

O óleo de peixe contém uma mistura de ácidos graxos ômega-3. Com relação à doença renal, os importantes ômega-3 são o ácido eicosapentanóico e o ácido docosahexanóico, que são abreviados EPA e DHA, respectivamente. Embora as doses padrão de óleo de peixe nunca tenham sido estabelecidas, muitas pessoas buscam orientação no jornal Donadio. O relatório de 1994 da Clínica Mayo de Donadio envolve a dosagem de pacientes com 1,8 g de EPA e 1,4 g de DHA. Enquanto o conteúdo EPA e DHA de diferentes marcas de óleo de peixe varia, muitos pacientes acham que 6 g de óleo de peixe duas vezes por dia tinham as quantidades necessárias desses ácidos graxos.

Contra-Indicações

A Fundação para IgA Nefropatia observa que o óleo de peixe pode aumentar a atividade anti-plaquetária da aspirina, ibuprofeno e outros antiinflamatórios não esteróides. Embora você deva sempre discutir a possibilidade de tomar qualquer medicamento ou suplemento com seu nefrologista, isso é duplamente importante se você tomar aspirina regularmente. O seu nefrologista poderá ajustar as doses de modo a obter o benefício máximo possível com o menor risco possível.

, , ] ]