casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição |

Alergias ao cravo

O cravo-da-índia é uma erva altamente aromática, amplamente usada como tempero na culinária, como ingrediente de fragrâncias e como remédio herbal para doenças variadas. Muitos alimentos e produtos processados ​​usam vestígios de óleo de cravo, derivados da planta. Indivíduos com alergia ao cravo geralmente reagem ao óleo em si, tornando importante a leitura cuidadosa das listas de ingredientes. Antes de usar qualquer remédio herbal, incluindo cravo, consulte o seu médico primário.

Reações alérgicas

O óleo de eugenol presente no cravo pode causar irritação na pele ou no interior da boca, se tomado por via oral. Os sintomas de uma reação alérgica podem incluir dor, vermelhidão ou irritação, inchaço ou até febre. Consulte o seu médico de cuidados primários se notar sintomas graves ou se não resolverem o problema dentro de uma semana. Uma alergia ao óleo de eugenol é particularmente provável entre aqueles com alergia ao bálsamo do Peru, um aroma natural e fragrância derivada da casca da espécie de árvore Myroxolon balsamum.

Produtos para evitar

Além do óleo de cravo puro ou o tempero cru, cravo encontra seu caminho em uma ampla gama de produtos. Remédios herbais mistos projetados para tratar problemas estomacais, diarréia, dor nos dentes ou gengivas ou halitose podem conter óleo de cravo ou cravo. Bebidas e alimentos processados ​​podem conter pequenas quantidades de óleo de cravo para dar sabor. Creme dental, sabonete, perfume e até cigarros também podem conter cravo. Na maioria dos casos, o ingrediente serve para dar sabor ou adicionar fragrância. No caso dos cigarros, o eugenol é destinado a suavizar o sabor do tabaco.

Overdose do eugenol

Mesmo que você não seja alérgico ao cravo, você ainda pode ter efeitos negativos e potencialmente perigosos à saúde causados ​​por quantidades excessivas de cravo-da-índia ou produtos contendo óleo de eugenol. A ingestão excessiva de eugenol pode afetar a respiração, a micção e a digestão. Os sintomas podem incluir tosse com sangue, diarréia, dor abdominal, vômito, náusea, insuficiência hepática, tontura, convulsões ou coma. Imediatamente, procure ajuda de emergência caso tenha ingerido uma grande quantidade de um produto que contenha cravo. As respostas médicas podem incluir endoscopia, respiração assistida, lavagem gástrica e medicação. Mantenha produtos que contenham cravo longe das crianças para evitar ingestão acidental.

Indivíduos em risco

Além daqueles com alergia ao bálsamo do Peru, vários grupos são bem aconselhados a evitar o uso de produtos de cravo. Crianças pequenas tendem a reagir mais negativamente. Se você tem problemas renais ou hepáticos, pode ser mais suscetível a efeitos negativos. Você também deve evitar tomar quantidades medicinais de óleo de cravo se estiver grávida ou amamentando. Como o eugenol pode retardar a coagulação sanguínea, evite os produtos de cravo se você tiver um distúrbio de sangramento ou estiver prestes a se submeter à cirurgia.