casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição |

Baixo ferro e apnéia do sono

Baixo teor de ferro no sangue geralmente se refere à anemia por deficiência de ferro. O ferro é um componente importante do seu sangue e contribui para a proteína, ou hemoglobina, presente no sangue. Este ferro é responsável pelo suprimento de oxigênio adequado alcançado pelo sangue circulante. Baixo teor de ferro no sangue, basicamente, significa que as partes do seu corpo e as células têm baixo suprimento de oxigênio. Isso pode levar ao mau funcionamento de suas células, remoção inadequada de resíduos de suas células e reparação inadequada e rejuvenescimento das células.

Importância do Oxigênio para o cérebro

O oxigênio é muito importante para o cérebro funcionar em uma ótima maneira. Células cerebrais são sensíveis até mesmo a pequenos períodos de privação de oxigênio, e cinco minutos é o tempo máximo que essas células podem sobreviver sem oxigênio. Seu cérebro reage à extrema falta de oxigênio, causando convulsões, coma e até a morte. Se a privação de oxigênio for mais leve, crônica e se espalhar por um longo período de tempo, como na anemia, você pode apresentar sintomas como distúrbios de atenção, perda de memória, falta de discernimento e coordenação reduzida entre o cérebro e outras partes do corpo. e tom muscular

A apnéia do sono é um distúrbio no qual o paciente faz várias pausas curtas durante a respiração. Uma variedade de fatores pode causar apnéia do sono, mas principalmente é devido a um colapso do trato respiratório. O trato tem músculos respiratórios e faríngeos, e seu colapso ocorre devido à redução do tônus ​​desses músculos. As pessoas sofrem de apnéia principalmente durante o sono REM por causa de mudanças fisiológicas no corpo durante esta fase do sono. Durante o sono REM, a resistência dos músculos do trato aéreo superior aumenta, simultaneamente reduzindo sua capacidade de respirar no ar. Isso leva a sons de ronco e pausas respiratórias. Pausas repetidas se traduzem em crises repetidas de privação de oxigênio, o que afeta o cérebro. Seu cérebro reage a essa privação de oxigênio, reduzindo a coordenação entre os músculos do cérebro e da respiração, e seu cérebro não consegue estimular a respiração normal.

Baixo custo de ferro no sangue agrava a apneia do sono e pode até mesmo causar isso. Uma pessoa com baixo teor de ferro no sangue e anemia experimenta uma coordenação reduzida dos músculos do cérebro e da respiração e reduz o tônus ​​muscular dos músculos da faringe e da respiração. Isso leva à apnéia do sono e agrava o problema se a pessoa já estiver com pouco ferro antes de desenvolver anemia.