casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição |

Quais são os benefícios do óleo de salva?

O sábio é um arbusto verde prateado que tem folhas muito perfumadas. A planta originalmente veio do Mediterrâneo, mas também pode ser encontrada crescendo na América do Norte. A maioria das pessoas conhece a sálvia como tempero para comida ou como erva. No entanto, óleo essencial de sálvia também pode ser muito benéfico para o tratamento de várias doenças e condições médicas.

Doença de Alzheimer

Um dos maiores benefícios do óleo de sálvia está no tratamento da doença de Alzheimer. De acordo com a Universidade de Michigan, um estudo mostrou que o uso de suplemento de óleo de salva durante quatro meses melhorou significativamente o funcionamento cognitivo dos pacientes de Alzheimer. Esses pacientes em particular receberam 60 gotas por dia em uma tintura de 1: 1.

Ainda não se sabe exatamente como o óleo de sálvia realmente funciona para melhorar o funcionamento cognitivo, mas acredita-se que o óleo de sálvia atua ajudando os neurotransmissores no cérebro para funcionar melhor. No entanto, mais pesquisas ainda estão para ser feitas para ter certeza da maneira exata que beneficia uma pessoa com Alzheimer. O óleo de salva também pode ser bastante benéfico para o tratamento de condições dentárias, como gengivite. De acordo com a Universidade de Michigan Health System, o óleo de sálvia foi combinado com outros óleos como hortelã-pimenta, mentol, Echinacea, mirra, cravo, cominho e camomila em bochechos para tratar com sucesso a gengivite. A mistura à base de plantas deve ser tomada com meio copo de água três vezes ao dia, passando-a lentamente pela boca e depois cuspindo-a. Depois de ter atingido o seu objetivo desejado, você pode continuar fazendo isso de forma menos frequente para ajudar a manter a saúde da gengiva.

Condições da pele

Outro benefício do óleo de sálvia é que ele pode ser usado para tratar algumas condições de pele. De acordo com a Universidade de Maryland Medical Center, uma condição da pele chamada eritema, que é marcada por vermelhidão e erupção cutânea, pode ser tratada com óleo de sálvia. Um estudo mostrou que o óleo de salva teve resultados semelhantes aos da hidrocortisona, reduzindo significativamente os sintomas do eritema. Outra condição da pele que pode ser tratada com óleo de sálvia é a caspa. Segundo a Northwestern Health Sciences University, aplicar óleo de sálvia diretamente no couro cabeludo pode livrá-lo de caspa problemática.