casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição |

O que é o açafrão mexicano?

O açafrão ou cártamo mexicano não tem relação com o verdadeiro açafrão, embora os dois tenham uma cor semelhante. O açafrão mexicano é nativo do Mediterrâneo e também é cultivado na Europa e nos Estados Unidos. Ela cresce com um caule central forte, um sistema de raiz e um número variável de ramos. É uma planta parecida a um cardo que alcança de 1 a 3 pés de altura. Cada ramo do cártamo tem uma a cinco cabeças de flor amarelo-alaranjado e cada cabeça de flor tem 15 a 20 sementes com um teor de óleo variando de 30 a 50 por cento.

Cártamo é principalmente uma fonte de óleo de cozinha. Um tipo de óleo de cártamo, óleo de cártamo com alto teor oleico, é mais alto em gorduras monoinsaturadas do que o azeite de oliva. É um óleo de cozinha estável ao calor útil para preparar batatas fritas, batatas fritas e outros itens de lanche. Cosméticos, fórmulas infantis e revestimentos alimentares também podem conter óleo de cártamo.

Herbal Remedy

Embora sejam necessários ensaios clínicos, os produtores de suplementos afirmam que o cártamo modifica os perfis lipídicos. Como um remédio herbal, as pessoas usaram o chá de cártamo para induzir a transpiração, reduzir a febre e tratar resfriados. Outros usos da medicina popular para o chá incluem o tratamento de má circulação sanguínea, contusões, lesões, sarampo e menstruação atrasada. Algumas pessoas usam o óleo como um laxante.

Dosagem

Discuta os benefícios e riscos do açafrão mexicano com seu médico antes de usar. Para fazer chá, 1 colher de chá íngreme. pétalas de cártamo em uma xícara de água fervente. Beba uma a duas xícaras de chá por dia. Uma dose de tintura é de 20 a 60 gotas. Uma dose de 10 g de óleo de cártamo tem sido usada como um placebo.

Dye Natural

Algumas empresas comercializam as flores secas e em pó como um substituto barato para o açafrão. Sua falta de sabor tornou um substituto pobre e ganhou o nome de "falso açafrão". Os produtores de vinho podem usar o cártamo para colorir o vinho branco. Tradicionalmente, o cártamo serviu como fonte de corante para tecidos de coloração e cosméticos. Os antigos egípcios podem ter usado extrato de cártamo para colorir os envoltórios de múmias.

Outros usos

Semente de cártamo entra em algumas misturas de alpiste. Os cártides secados são um belo complemento para os buquês de flores secas e também podem perfumar potpourris. Os fabricantes de tintas podem adicionar óleo de cártamo a tintas e vernizes como um agente de secagem não amarelado. Alguns agricultores usam o corte de cártamo logo após o estágio de floração para a forragem. A farinha de cártamo produz um suplemento para aves e animais de alta proteína e alta fibra.