casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição |

Que vitaminas promovem a cicatrização óssea?

Seus ossos são compostos de células especializadas, chamadas osteoblastos, cercadas por uma matriz extracelular. Coletivamente, esses componentes do tecido ósseo geram ossos duros e fortes que podem se renovar e se reparar. Após a lesão, o seu corpo deposita tecido ósseo novo no local da lesão para reparar quaisquer fraturas e restaurar a função óssea adequada. Este processo de cura depende de uma série de fatores, incluindo a presença de vitaminas essenciais obtidos a partir de sua dieta.

Vitamina C

Uma vitamina que pode ajudar na cicatrização óssea é a vitamina C, ou ácido ascórbico. É essencial para a formação de colágeno, relata o Instituto Linus Pauling da Universidade Estadual de Oregon, que é uma proteína estrutural encontrada em vários tecidos do corpo, incluindo ossos. As fibras de colágeno fornecem resistência à tração do tecido ósseo, evitando as fraturas que podem ocorrer em ossos anormalmente frágeis. Durante a cicatrização óssea, a síntese de novas fibras de colágeno permite um novo crescimento ósseo e cicatrização. Coma alimentos ricos em vitamina, como toranja, laranja, tomate, pimentão e abacaxi para consumir níveis adequados de vitamina C e suporte de produção de colágeno adequada.

Vitamina D

Outra vitamina envolvida na cicatrização óssea é vitamina D ou calcitriol. A vitamina D desempenha um papel na regulação do crescimento ósseo após a lesão, ajudando seu corpo a absorver o cálcio, um mineral que compõe uma parte do tecido ósseo. O cálcio é encontrado na hidroxiapatita, a substância que fornece força e dureza ao tecido ósseo. Durante a regeneração óssea, a deposição de nova hidroxiapatita ajuda a fechar as fraturas ósseas, reparando a lesão. A Universidade Estadual do Colorado indica que a vitamina D ajuda a manter um equilíbrio adequado de cálcio e fósforo em seu corpo, permitindo a formação eficiente de tecido ósseo mineralizado. Seu corpo produz vitamina D após a exposição à luz solar e também é encontrado em alimentos fortificados, como o leite. Pessoas em latitudes mais altas talvez necessitem de suplementação de vitamina D devido à menor exposição solar.

Vitamina K

A vitamina K também pode ajudar no recrescimento ósseo. O Instituto Linus Pauling explica que a vitamina K tem a capacidade de interagir com várias proteínas do seu corpo, incluindo proteínas envolvidas no crescimento ósseo. Especificamente, a vitamina K ajuda a regular a atividade de compostos que promovem a mineralização óssea. Em resposta a danos nos ossos, a ação da vitamina K sustenta o recrescimento ósseo normal, ajudando os ossos a depositar novos tecidos mineralizados para fechar e curar e fraturas ósseas. Incluir alimentos ricos em vitamina K, como azeite de oliva, brócolis e vegetais de folhas verdes, pode ajudar a garantir que você consuma quantidade suficiente de vitamina K por dia para apoiar o crescimento ósseo adequado.