casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição |

Xantina na Dieta

As xantinas são produzidas por todas as células humanas, bem como por certas plantas e animais. Você pode encontrá-los em café, chá, produtos de chocolate e qualquer coisa cafeinada, porque a cafeína é um tipo de xantina. Estas substâncias podem ter alguns benefícios para a saúde, embora a pesquisa sobre isso ainda esteja em fase preliminar. Se você precisa assistir a sua ingestão de purinas, no entanto, você vai querer limitar xantinas em sua dieta, porque eles são um tipo de purina.

Xanthines no café e outros alimentos com cafeína

Se você optar por café com cafeína, você obterá algumas xantinas em sua bebida porque a cafeína é um dos três principais tipos de xantinas. Demasiada cafeína pode causar um aumento da frequência cardíaca, dificuldade em dormir, dores de cabeça, depressão, náuseas, tremores e aumento da micção, por isso mantenha uma quantidade moderada de cafeína, ou cerca de 200 a 300 miligramas por dia, recomenda MedlinePlus. Esta é a quantidade em duas a três xícaras de café. Uma quantidade moderada de cafeína pode ajudá-lo a limitar o risco de doença de Parkinson, Alzheimer, demência, suicídio, AVC e câncer bucal, de acordo com um artigo de outubro de 2013 no site da AARP.

Qualquer alimento ou bebida que contenha cafeína fornece xantinas. Isso significa que as colas e outros refrigerantes com cafeína, bebidas energéticas e gomas e lanches com cafeína são fontes de xantinas. Alguns analgésicos, medicamentos para resfriados e pílulas dietéticas também fornecem cafeína.

Xantinas no chá

Chá contém xantinas cafeína e teofilina, mas não é uma boa fonte de teobromina, o terceiro tipo principal de xantina. Teofilina pode ajudar a tratar a asma e outras doenças respiratórias, de acordo com um artigo de revisão publicado na Food Research International em 2009. Ela ajuda a relaxar e abrir as vias respiratórias para que você possa respirar melhor. Devido às quantidades relativamente pequenas de xantinas no chá, você precisaria beber entre 2 e 10 xícaras por dia para colher os benefícios potenciais para a saúde respiratória.

Tenha em mente que chás e rooibos não vêm de a planta Camellia sinensis e, portanto, não contêm xantinas. O mate chá, no entanto, contém uma quantidade significativa de cafeína e também contém alguns teobromina, embora não seja um chá "verdadeiro", por isso é outra fonte de xantinas.

Xantinas em Chocolate

Chocolate contém tanto cafeína e teobromina. Um artigo de revisão publicado no The FASEB Journal em novembro de 2004 observou que a teobromina pode ajudar a aliviar a tosse, mas as evidências para isso ainda são preliminares. Ao contrário da cafeína, a teobromina pode contribuir para uma melhor noite de sono, de acordo com um artigo de revisão publicado na revista Nutrients em outubro de 2013. Quanto mais escuro o chocolate, mais cafeína e teobromina contém.

Purine Considerações

Ter gota ou pedras nos rins às vezes são colocados em uma dieta de baixa purina para limitar a formação de ácido úrico, que pode agravar estas condições. A quantidade total de purinas encontradas no café, chá e chocolate quente é pequena o suficiente para que o Centro Médico da Universidade de Pittsburgh os permita em uma dieta pobre em purinas, mas não recomenda o chocolate devido ao seu alto teor de gordura. , , ] ]