casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição |

6 Categorias de Nutrição

A comida não é apenas um meio de energia, mas também fornece ao corpo nutrientes vitais para realizar tarefas específicas e importantes, como a regulação da temperatura e a manutenção dos ossos. Nutrição é um fator chave na criação de um corpo saudável e forte; existem seis categorias de nutrientes essenciais para manter em mente quando se prepara uma dieta equilibrada.

A água é o nutriente mais importante para os seres humanos; sem isso, o corpo não pode sobreviver. Enquanto a água não produz energia, fornece hidratação essencial. Manter-se hidratado é vital, já que o corpo humano é composto de 70% de água; as células do corpo são cheias de fluido, e essas células precisam de hidratação para realizar tarefas individuais, como regulação de temperatura e transporte de nutrição e oxigênio. Suor, micção e movimentos intestinais excretam a água do corpo, e esse fluido tem que ser substituído para mantê-lo hidratado. A maioria dos profissionais de saúde recomenda beber oito copos de água por dia para repor os líquidos perdidos.

Carboidratos

Quando as pessoas pensam em nutrição, geralmente pensam em energia para o corpo. Os carboidratos, principal fonte de energia do corpo, fornecem o poder necessário para manter órgãos importantes, como o coração e o cérebro, funcionando sem problemas. Existem duas classes de carboidratos - simples e complexas. Carboidratos simples são açúcares, como açúcar de mesa e xarope de milho. Os carboidratos complexos são grãos integrais, arroz, macarrão e batatas. Os carboidratos complexos fornecem energia a longo prazo, ao contrário dos carboidratos simples, que tendem a queimar rapidamente.

Proteína

As proteínas são os blocos de construção da vida. As proteínas compõem todos os tecidos e estruturas do corpo. Eles são importantes para o reparo e crescimento muscular, fornecendo energia e calor e transportando nutrientes para a corrente sanguínea. A proteína pode ser encontrada em várias fontes, mas principalmente na carne. Peixe, frango, ovos, feijão e nozes também são excelentes fontes de proteína.

Gorduras

Este nutriente essencial tem uma má reputação da mídia e da multidão de dietas da moda, mas ao contrário da crença popular, é um elemento importante em uma dieta bem equilibrada. As gorduras não são usadas apenas para energia, mas para regulação de temperatura. As gorduras devem ser consumidas com moderação, uma vez que comer muito deles pode levar ao armazenamento de gordura no corpo. Gordura pode ser saturada ou insaturada. As gorduras saturadas são gorduras animais como carne, manteiga e banha, e têm sido associadas a certos tipos de câncer e doenças cardíacas. As gorduras insaturadas estão nos óleos vegetais e são mais saudáveis ​​do que as gorduras saturadas. Ácidos graxos ômega-3, em peixes de água fria, como salmão, são considerados não apenas saudáveis, mas benéficos.

Vitaminas

As vitaminas podem ser tomadas como suplementos, mas se você mantiver uma dieta equilibrada e saudável , suplementos raramente são necessários; as vitaminas estão na maioria dos alimentos não processados. As vitaminas são importantes para a construção do sistema imunológico, combatendo infecções e regulando as funções do corpo. Todas as frutas, legumes e grãos integrais estão cheios de vitaminas, como vitamina C, vitamina A, vitamina E e vitamina K - todos importantes para manter as funções do corpo.

Minerais

Minerais ajudam o corpo a funcionar adequadamente ajudando a construir tecidos e regular os fluidos corporais. Muitos minerais são importantes no corpo humano, mas alguns dos mais importantes são cálcio, potássio, sódio, magnésio e ferro. Estes são em carnes, grãos integrais e leite.