casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição |

Zinco e Testosterona

O mineral zinco desempenha um papel importante na saúde reprodutiva masculina. Mesmo uma deficiência ligeira de zinco tem sido associada à diminuição dos níveis de testosterona nos homens, baixas concentrações de esperma no sémen e uma redução na massa corporal magra. Pesquisas em indivíduos do sexo masculino também mostraram que o aumento da ingestão de zinco pode reverter esses efeitos negativos.

O papel do zinco na saúde reprodutiva

O zinco desempenha vários papéis no corpo humano, incluindo um papel na reprodução. Isso ocorre principalmente porque o zinco ajuda na síntese de testosterona. Nos homens, os testículos requerem zinco para funcionar adequadamente. A deficiência severa de zinco compromete a capacidade do macho de produzir espermatozóides, e isso, por sua vez, poderia comprometer a fertilidade geral. Um estudo de camundongo de 2011 publicado no "Journal of Nutrition" descobriu que uma dieta reduzida de zinco estava associada a problemas de fertilidade, independentemente dos níveis circulantes de zinco ou testosterona. estabelecer uma correlação entre baixa testosterona e deficiência de zinco. Um estudo de 1992 envolvendo 11 voluntários descobriu que mesmo a depleção de zinco a curto prazo poderia reduzir os níveis de testosterona em homens jovens. Uma pesquisa mais recente - um estudo de 2011 publicado na revista "Biological Trace Element Research" - descobriu que os homens com níveis normais de testosterona tinham níveis de zinco significativamente mais altos do que os homens com baixos níveis de testosterona. E homens com níveis mais baixos de zinco são mais propensos a ter níveis mais baixos de testosterona, de acordo com um estudo de 2012 de 25 a 55 anos de idade que foi publicado no "Jornal Africano de Medicina e Ciências Médicas". Suplementos e Testosterona

Um estudo publicado no "Jornal Nigeriano de Ciências Fisiológicas" em 2013 descobriu que os ratos que receberam suplementos de zinco por seis semanas mostraram níveis significativamente aumentados de testosterona em comparação com os ratos que não receberam suplementos de zinco. Os animais que tomaram o zinco também melhoraram a qualidade do esperma. Em um estudo em humanos, pesquisadores da Wayne State University analisaram a relação entre níveis de zinco e testosterona em homens saudáveis entre 20 e 80. Após 20 semanas de restrição ao zinco, homens jovens mostraram uma diminuição significativa na concentração de testosterona, enquanto homens mais velhos tomaram zinco suplementos durante este tempo aumentou seus níveis de testosterona. A pesquisa foi publicada na revista "Nutrition".

Deficiência de zinco

O Conselho Nacional de Pesquisa dos EUA recomenda 15 miligramas diários de zinco para homens e mulheres adultos. A deficiência de zinco pode levar a problemas no sistema imunológico, diminuição da massa corporal magra e níveis mais baixos de testosterona. Crescimento atrofiado e comprometimento cognitivo também podem resultar da deficiência de zinco. A deficiência grave de zinco pode levar à alopecia (perda de cabelo), diarreia, distúrbios emocionais, perda de peso, infecções, hipogonadismo em homens e problemas de cicatrização de úlceras.

, , ] ]