casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição |

Toxicidade da vitamina B2

Também conhecida como riboflavina, a vitamina B2 é essencial para o metabolismo do corpo de gorduras, aminoácidos e carboidratos. Vitamina B2 também trabalha para tornar o ácido fólico e vitamina B6 utilizável em seu corpo. Embora a vitamina B2 raramente cause toxicidade, a necessidade diária desta vitamina solúvel em água é bastante pequena. Antes de começar a tomar um suplemento de vitamina B2, consulte o seu médico.

A vitamina B2 auxilia seu corpo metabolizando carboidratos em energia através da criação de trifosfato de adenosina - ATP. Você também precisa de vitamina B2 para utilizar outras vitaminas do complexo B. A vitamina B2 também parece ter ações antioxidantes no corpo, destruindo os radicais livres que prejudicam as células do seu corpo e o DNA das células, de acordo com a Universidade de Maryland Medical Center. Além disso, a riboflavina desempenha um papel importante na criação de glóbulos vermelhos e crescimento saudável.

Quantia

Você pode obter vitamina B2 de sua dieta comendo ovos, laticínios, carne, grãos integrais e verduras, observa o Sistema de Saúde da Universidade de Michigan. As pessoas que não recebem quantidade suficiente de vitamina B2 podem precisar tomar um suplemento, geralmente na forma de uma vitamina do complexo B. A necessidade diária recomendada de vitamina B2 é de 1,1 mg para as mulheres e 1,3 mg para os homens, mas as mulheres grávidas podem precisar de mais - cerca de 1,4 miligramas, observa o Centro Médico da Universidade de Pittsburgh. As mulheres que amamentam precisam de 1,6 mg de riboflavina por dia, enquanto as crianças precisam de 0,3 a 0,4 mg. Crianças de 1 a 8 anos de idade precisam de 0,5 a 0,6 mg, e adolescentes de 9 a 13 anos de idade necessitam de 0,9 mg de vitamina B2 diariamente. Meninos com 14 anos de idade ou mais têm a necessidade adulta de riboflavina, enquanto meninas entre 14 e 18 anos precisam de 1 mg.

As doses terapêuticas de vitamina B2 e aquelas encontradas em multivitaminas são muito mais altas. Os suplementos multivitamínicos geralmente contêm 20 a 25 mg de vitamina B2, e doses terapêuticas podem chegar a até 400 mg por dia.

Aviso

Embora as quantidades de vitamina B2 encontradas em suplementos vitamínicos e em sua dieta não sejam suficientes Para não representar riscos de toxicidade, as dosagens terapêuticas podem fornecer quantidades excessivas de riboflavina, de acordo com o Centro Médico da Universidade de Pittsburgh. Apesar das grandes quantidades, a vitamina B2 parece ser muito segura, no entanto. Mesmo em doses extremamente altas, a vitamina B2 raramente causa efeitos colaterais, e muito menos toxicidade, observa o Centro Médico da Universidade de Maryland. Os efeitos colaterais relatados de tomar mais de 10 mg por dia de riboflavina incluem danos oculares induzidos pelo sol, sensações de prurido ou entorpecimento e urina de cor laranja.

Certas aplicações terapêuticas surgiram para suplementos de vitamina B2 . Por exemplo, você pode tomar suplementos de riboflavina se tiver enxaquecas, catarata, anemia, cegueira noturna ou aftas, observa o Sistema de Saúde da Universidade de Michigan. A vitamina B2 também pode ajudar no tratamento da doença de Parkinson, anemia falciforme e pré-eclâmpsia. As pessoas que querem melhorar seu desempenho esportivo e aquelas com HIV /AIDS poderiam se beneficiar com o uso de um suplemento de riboflavina, observa o Centro Médico da Universidade de Pittsburgh. Nenhuma pesquisa médica conclusiva suporta o uso de suplementos de vitamina B2 para tratar ou prevenir qualquer condição de saúde que não seja uma deficiência específica, no entanto.

Os suplementos de vitamina B2 podem interagir negativamente com certos outros medicamentos e suplementos. Converse com seu médico antes de tomar riboflavina extra se você também estiver tomando antibiótico tetraciclina, antidepressivos tricíclicos, probenecida de gota, Dilantin para epilepsia ou doxorrubicina, uma droga para câncer, avisa a Universidade de Maryland Medical Center. Além disso, tenha em mente que tomar grandes quantidades de uma vitamina do complexo B pode causar um desequilíbrio de outras vitaminas do complexo B. É por isso que você deve considerar tomar vitamina B2 em um suplemento que contenha outras vitaminas do complexo B, especialmente as vitaminas B1, B3 e B6, aconselha o Sistema de Saúde da Universidade de Michigan. , , ] ]