casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição |

O que faz a pele absorver a vitamina D do sol?

Às vezes chamada de "vitamina do sol", muitas pessoas pensam na vitamina D como o nutriente que absorvem do sol. Os raios solares em si não contêm vitamina D; em vez disso, a pele que é penetrada por raios ultravioletas específicos trabalha para sintetizar essa energia em vitamina D, iniciando um processo que envolve o fígado e os rins para criar o hormônio essencial calcitriol. Qualidades de nutrientes

A vitamina D funciona como um precursor do hormônio calcitriol, que a pesquisa atual considera desempenhar um papel importante na forma como as células são desenvolvidas e mantidas. Isso torna a vitamina D diferente de outras vitaminas que estimulam os processos corporais em vez de direcioná-los. Como uma vitamina lipossolúvel, o excesso de vitamina D é armazenado nos tecidos adiposos do corpo, em vez de ser excretado pelos rins como vitaminas solúveis em água, como a vitamina C e as várias vitaminas B.

Papéis vitais

A vitamina D desempenha muitos papéis no organismo, promovendo principalmente a absorção de cálcio no intestino delgado durante o processo digestivo. Sem vitamina D, a mineralização adequada dos ossos não pode ocorrer, incluindo a construção e remodelação dos ossos. Deficiências podem levar ao raquitismo em crianças e osteomalácia e osteoporose em adultos. A vitamina D ajuda a regular a quantidade de cálcio e fósforo no sangue, reduz a inflamação, suporta a função imunológica e modula o desenvolvimento de proteínas envolvidas na codificação de genes.

Fontes de Vitamina D

A luz solar específica dá início à vitamina D processo de síntese. De acordo com o Instituto de Suplementos Dietéticos do National Institutes of Health, "a radiação ultravioleta (UV) B com um comprimento de onda de 290-315 nanômetros penetra na pele descoberta e converte o 7-deidrocolesterol cutâneo em pré-vitamina D3, que por sua vez se torna vitamina D3". Outras fontes não-solares incluem salmão sockeye, óleo de fígado de bacalhau, laticínios e cogumelos fortificados, bem como suplementos, uma vez que a vitamina D não ocorre naturalmente em quantidades significativas em outras formas. > A melhor maneira de receber raios UVB suficientes para facilitar a síntese de vitamina D requer um equilíbrio de sol suficiente, mas não tanto para aumentar o risco de câncer de pele. Apenas alguns minutos de exposição por dia fornecem UVB suficiente para iniciar o processo de vitamina D. Pessoas com pele mais escura precisam de mais tempo ao sol do que aquelas com pele clara, devido à melanina da pele, que impede a absorção. Pesquisadores sugerem passar de cinco a 30 minutos ao sol entre as 10 e as 15 horas. duas vezes por semana, para repor as suas reservas de vitamina D. Para pessoas com maior risco de câncer de pele, ou para pessoas com vida sedentária e coberta, os suplementos também funcionam.

O que impede a absorção

A localização, a estação e os bloqueios físicos podem impedir a absorção de UVB. As regiões ao norte da latitude 40, correndo horizontalmente do norte da Califórnia até a cidade de Nova York, não recebem raios solares suficientes de setembro a maio. Além disso, qualquer coisa que bloqueie fisicamente os raios solares impede a síntese de vitamina D, como roupas, protetor solar com fator de proteção solar maior que 15, revestimentos nas janelas e nuvens no céu. Pessoas com pele mais escura também precisam de mais luz solar, já que sua maior quantidade de melanina reduz a exposição à radiação UVB.