casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição |

Vitamina K e Plavix

As vitaminas, as substâncias orgânicas essenciais à vida, influenciam a atividade biológica no corpo. Embora você possa comprar vitaminas sem receita médica, você deve levá-las sob a supervisão de seu médico, especialmente se você tomar qualquer medicação prescrita. Algumas vitaminas podem interferir ou aumentar os efeitos dos medicamentos. Plavix, por exemplo, é um medicamento de prescrição que afeta a coagulação do sangue e toma vitamina K, uma vitamina necessária para coagulação do sangue, pode afetar a atividade biológica do Plavix.

Plavix é o nome da marca de o medicamento genérico clopidogrel. O hidrogenosulfato de clopidogrel, o ingrediente ativo, afeta a capacidade das plaquetas se agregarem e formarem um coágulo sanguíneo. As plaquetas, o menor tipo de célula sanguínea, representam apenas fragmentos de células. As plaquetas contêm receptores de superfície para proteínas que lhes permitem grudar nos vasos sanguíneos e entre si, tornando as plaquetas vitais para controlar o sangramento. O difosfato de adenosina - ADP, uma proteína, liga-se a um receptor na superfície das plaquetas, torna-as pegajosas e permite que as plaquetas se juntem. Plavix inibe a ligação do ADP às plaquetas e previne a formação de coágulos. Indicações

Os médicos prescrevem Plavix a pacientes em risco de derrame ou ataque cardíaco para ajudar a prevenir essas condições de risco de vida. Normalmente, o revestimento dos vasos sanguíneos é suave, permitindo que o sangue flua livremente. Durante o processo de aterosclerose, um processo no qual o colesterol, gordura, minerais e resíduos celulares se acumulam ao longo das paredes dos vasos sanguíneos, formam-se placas. Quando as placas se rompem, as plaquetas reconhecem isso como uma área de dano e correm para cobrir a placa com um coágulo sanguíneo para evitar o sangramento. Formação de coágulos sanguíneos dentro dos vasos sanguíneos pode ser perigosa, porque quando o coágulo se rompe, pode viajar para o coração e causar um ataque cardíaco ou para o cérebro e causar um acidente vascular cerebral.

Vitamina K

Vitamina K também afeta a capacidade do sangue coagular. A vitamina K ativa proteínas especializadas conhecidas como fatores de coagulação. Esses fatores de coagulação funcionam em uma série de eventos, conhecidos como cascata de coagulação, que permitem que o sangue coagule para interromper o sangramento. A deficiência de vitamina K aumenta o risco de sangramento excessivo, enquanto o excesso de vitamina K pode causar coagulação descontrolada. Homens adultos devem ingerir 120 mcg de vitamina K por dia, enquanto as mulheres precisam de apenas 90 mcg por dia, conforme indicado pelo Institute of Medicine. A maioria das pessoas atinge sua ingestão de vitamina K através de uma dieta saudável que inclui verduras e óleos vegetais, como óleo de canola, óleo de soja e azeite de oliva. Interações

Medicamentos classificados como anticoagulantes, como a varfarina, agir diretamente sobre a vitamina K dentro do corpo para prevenir a formação de coágulos sanguíneos. Embora o Plavix, classificado como medicação antiagregante plaquetária, não interaja diretamente com a vitamina K para prevenir a formação de coágulos sanguíneos, você deve evitar grandes flutuações na ingestão de vitamina K enquanto estiver tomando qualquer medicação para tratar distúrbios de coagulação. A Faculdade de Medicina da Universidade de Illinois enfatiza a importância de notificar seu médico sobre todas as vitaminas e suplementos de ervas que você tomar antes de iniciar qualquer medicação anticoagulante para reduzir a chance de reações adversas e garantir que a medicação possa proporcionar benefícios máximos.