casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição |

Efeitos colaterais da cafeína em homens

A cafeína é um estimulante encontrado em algumas bebidas, incluindo muitos refrigerantes diferentes, café e certos chás. A cafeína também está disponível em forma de comprimido e pode ser comprada no balcão. Embora a cafeína é facilmente obtida, este composto tem efeitos colaterais diferentes que podem causar sérios problemas de saúde.

Cafeína Gastrointestinal

A cafeína pode causar irritação do sistema gastrointestinal nos homens. Em grandes quantidades, a cafeína pode irritar o estômago, possivelmente resultando em náuseas e vômitos. Em alguns homens, essa irritação também pode causar diarréia. Estes efeitos colaterais são geralmente temporários, no entanto, e desaparecem quando a cafeína é metabolizada ou excretada do corpo.

Neurological

A cafeína age como um estimulante, o que significa que aumenta a atividade no sistema nervoso central. . Nos homens, a cafeína pode causar sensações de aumento de energia e concentração. Em doses mais altas, a cafeína também pode causar um sentimento "nervoso" e resultar em tremores musculares. Quantidades moderadamente altas de cafeína também podem levar a uma condição conhecida como cafeinismo, informa Drugs.com. O cafeinismo é marcado pela inquietação, ansiedade e dificuldade para dormir. Essa condição se assemelha ao transtorno de ansiedade, e nos homens a inquietação pode assumir a forma de agitação ou aumento do comportamento agressivo. Homens que têm problemas de ansiedade ou ataques de pânico podem ter seus sintomas exacerbados pela cafeína. Além disso, o uso pesado crônico de cafeína tem sido associado à depressão. Em altas doses, a cafeína pode causar confusão, convulsões, alucinações e dificuldade para respirar, de acordo com MedlinePlus.

Renal

A cafeína atua como um diurético, o que significa que aumenta a produção de urina de um homem. A urina é freqüentemente diluída e pode ficar clara devido ao aumento de volume. O aumento da produção de urina pode causar uma breve diminuição no peso corporal de um homem, de acordo com MayoClinic.com, embora esta perda de peso seja temporária e desapareça quando o corpo for capaz de corrigir seu equilíbrio de fluidos. Porque a cafeína aumenta a produção de urina, pode exacerbar a desidratação, resultando em sensação de aumento da sede e, em casos graves, fadiga ou tontura.

Cardiovascular - MayoClinic.com relata que a cafeína em cerca de 2 a 3 xícaras de café aumenta a pressão arterial sistólica de 3 a 14 mm Hg e aumenta a pressão arterial diastólica de 4 a 13 mmHg. De acordo com RxList, a cafeína provoca outros efeitos colaterais cardiovasculares, como taquicardia, que é um aumento da freqüência cardíaca, e um aumento do volume sistólico, o que significa que o coração bombeia de forma incomum. , , ] ]