casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição |

Probióticos de lactobacilos para perda de peso

O papel dos probióticos na manutenção da saúde digestiva, no equilíbrio bacteriano intestinal e na saúde geral é enfatizado em muitos alimentos e suplementos. As enzimas probióticas podem agora ser encontradas em qualquer número de suplementos, iogurtes e outros produtos de saúde. De acordo com MayoClinic.com, essas bactérias "amigáveis" podem ser úteis no controle da diarréia, infecções fúngicas e resfriados. Alguns produtos também promovem o uso de enzimas probióticas na perda de peso. Os probióticos não são considerados um tratamento médico.

Estudos em animais

Alguns estudos em animais sugerem que o uso de probióticos do lactobacilo pode ajudar a aumentar a perda de peso. Um estudo, publicado em fevereiro de 2008 na revista "BMC Complementary and Alternative Medicine", analisou os efeitos do lactobacillus acidophilus quando injetado no cérebro de ratos. Neste estudo, liderado por Renato Sousa na Universidade da Geórgia, ratos injetados com L. Acidophilus mostraram uma diminuição no peso em comparação ao seu peso inicial e a um grupo controle. Estes ratos também demonstraram maior expressão de leptina, um hormônio que desempenha um papel na perda de peso, do que os ratos controle. Estudos em humanos são necessários para confirmar estes resultados.

Potenciais probióticos de lactobacilos também parecem ter alguma eficácia em aumentar a quantidade de perda de peso que pode ocorrer após a cirurgia de bypass gástrico. Drugs.com cita um estudo conduzido por John J. Morton, da Universidade de Stanford, no qual grandes doses diárias de Lactobacillus acidophilus foram administradas a pacientes de cirurgia bariátrica no pós-operatório. Aos seis meses, os lactobacilos perderam mais peso do que o grupo controle e demonstraram melhor saúde gastrointestinal. Essas descobertas foram relatadas na Digestive Disease Week 2008, relatórios Drugs.com.

Teorias /Especulação

Drugs.com relata que as razões para a maior perda de peso no grupo de lactobacilos em oposição aos controles podem envolvem o balanceamento de bactérias no sistema gastrointestinal. O autor do estudo, Morton, observa no site Drugs.com que, em alguns casos, os pacientes com bypass gástrico pós-operatório apresentam um crescimento excessivo de bactérias nos intestinos, o que pode causar distúrbios digestivos. A porcentagem mais alta de excesso de peso perdida pelo grupo lactobacillus, 70% comparado a 66% no grupo controle, foi inesperada. Morton observou, no entanto, que alguns dos ganhos de peso observados em pessoas obesas podem ser de origem bacteriana.

Considerações

Segundo a Drugs.com, as descobertas relatadas por Morton e colegas não sugerem necessariamente que os obesos as pessoas devem tomar probióticos para perder peso. A quantidade de probióticos administrados, 2,4 bilhões de colônias por dia, excede em muito a quantidade de lactobacillus acidophilus que a maioria das pessoas normalmente adquiria através de iogurte ou suplementos. Probióticos não são considerados uma cura para qualquer condição médica.

Cuidado

Você deve evitar tomar probióticos lactobacilos, como lactobacillus acidophilus se estiver grávida. Além disso, algumas potenciais reações adversas aos probióticos do lactobacilo podem incluir inchaço da face, lábios, língua ou garganta, urticária ou dificuldade em respirar. Esses efeitos colaterais são considerados raros, de acordo com Drugs.com.

, , ] ]