casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição |

Chiado após beber vinho tinto

O dióxido de enxofre, ou sulfito, é um conservante amplamente usado no vinho. Na verdade, os sulfitos têm sido usados ​​no processo de vinificação por séculos. Sulfitos podem causar sintomas de asma se você tem asma subjacente. Mais raramente, podem produzir reações alérgicas. Sibilos é a principal reação aos sulfitos, observa a Sociedade Australiana de Imunologia Clínica e Alergia.

Sintomas Comuns

Além da sibilância, as reações adversas comuns aos sulfitos incluem tosse e aperto no peito. Tais sintomas afetam cerca de 5 a 10% das pessoas com asma. Suas chances de experimentar sintomas são maiores se a sua asma é mal controlada. Alergia e sintomas severos - Uma reação adversa aos sulfitos pode ocorrer mesmo se você não tiver um histórico de asma, embora isso seja incomum. Sua reação pode ser leve, mas reações alérgicas também podem ser fatais. Anafilaxia com risco de vida devido a sulfitos, no entanto, é rara. Os sintomas de anafilaxia incluem batimentos cardíacos acelerados, rubor, urticária, diarreia, tontura, indisposição gástrica, dificuldade para engolir, formigamento ou colapso, juntamente com chiado.

Diagnóstico médico

Confirme a sensibilidade ao sulfito com seu médico por meio de um desafio. Neste procedimento, o sulfito administra-se em cápsulas ou soluções de concentrações crescentes. Se o seu desafio confirmar a sensibilidade ao sulfito, sua melhor opção de tratamento é evitar os sulfitos, de acordo com a Cleveland Clinic em Ohio.

A quantidade de sulfitos permitidos no vinho é limitada nos Estados Unidos. Os vinhos não podem conter mais de 350 mg de sulfitos por litro. Se um vinho tiver mais de 10 mg de sulfitos por litro, é necessário que tenha uma etiqueta de advertência “contém sulfitos”. Os vinhos que têm menos de 1 mg de sulfitos por litro têm permissão para levar um rótulo que diz “sem sulfitos”. Nos Estados Unidos, os vinhos rotulados como “orgânicos” ou “100% orgânicos” não contêm sulfitos. No entanto, os sulfitos ocorrem naturalmente no vinho, por isso, mesmo que nenhum seja adicionado, eles estão presentes. Isso significa que realmente não existe um vinho sem sulfito, observa “Wine at your Fingertips”, autor Jennifer D. Frank.