casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição |

Um teste de cegueira de cor para crianças

Para crianças que são daltônicas, vermelho, laranja, amarelo e verde podem ser nomes diferentes para o que eles percebem como a mesma cor. As crianças daltônicas podem ver cores, mas não as mesmas cores das pessoas com visão normal. A American Optometric Association, ou AOA, observa que até 8% dos meninos e 0,5% das meninas são daltônicos. Se diagnosticada erroneamente, crianças daltônicas podem ter deficiências de aprendizado ou simplesmente serem preguiçosas ou desatentas na escola. Um teste simples pode determinar o déficit de visão de cores de uma criança.

O que é a cor de cegueira?

Mais comumente, o daltonismo resulta de uma deficiência genética no cromossomo X que resulta na falta de "cones" no retina, relata AOA. Três tipos de cones no olho humano possibilitam a visão de cores. As crianças que são daltônicas podem perder alguns tipos de um, dois ou todos os três tipos de cones, observa a Discovery Health. Como resultado, em vez de ser capaz de distinguir mais de 100 tons, as crianças daltônicas só conseguem ver um punhado de cores.

Quando suspeitar de cegueira de cores -

Crianças daltônicas terão dificuldades reconhecimento de cores. Em particular, eles vão confundir pastéis e outras sombras. Eles podem chamar os brinquedos de cores erradas ou desenhar imagens imprecisas, como Papai Noel usando um terno marrom em vez de um vermelho, observa Discovery Health. Crianças de até três anos de idade podem ser testadas quanto ao daltonismo.

Placas Ishihara

As placas Ishihara, também conhecidas como placas pseudoisocromáticas, foram criadas pelo Dr. Shinobu Ishihara para o exército japonês. Esse tipo de teste daltônico é um dos mais comuns, observa a Discovery Health. As placas originais de Ishihara foram modificadas para usar números em vez de caracteres japoneses e parecem um grupo de pontos coloridos com um número no meio feito com diferentes pontos coloridos. Para indivíduos que são daltônicos, as placas parecem apenas um grupo de pontos; eles não podem distinguir o número dentro.

Testar para crianças pequenas

As crianças mais velhas ainda podem usar placas Ishihara consistindo de displays feitos de diferentes pontos coloridos com números escondidos dentro. Um teste semelhante é usado para crianças mais novas, mas contém objetos simples escondidos nos pontos que as crianças pequenas seriam capazes de reconhecer, como círculos, triângulos e quadrados, observa a Discovery Health. Uma criança que é daltônica não conseguirá ver os números ou objetos escondidos dentro dos pontos.

Importância do Diagnóstico

A escola pode ser muito difícil para as crianças que são daltônicas porque as cores são tantas vezes usadas como ferramentas para ajudar a ensinar, de acordo com a Discovery Health. As crianças daltônicas terão dificuldade em fazer atividades como "contar as contas vermelhas", distinguir certos tons de giz em um quadro-negro e ler certas cores de texto com fundos coloridos, como texto roxo em um fundo azul. No entanto, o diagnóstico pode ajudar a conscientizar o problema para que estratégias alternativas possam ser usadas na escola e em casa.