casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição |

RDA para potássio

O potássio é considerado um mineral importante, assim como um eletrólito. O controle rigoroso da concentração de potássio dentro e fora das células é necessário para manter a homeostase. O potássio desempenha um papel vital na manutenção do equilíbrio de fluidos e eletrólitos, na transmissão de impulsos nervosos, na função cardíaca e na contração do músculo esquelético e liso. O potássio é um nutriente preocupante, pois pesquisas recentes mostraram que a ingestão dietética média de potássio para adultos americanos está abaixo das quantidades recomendadas.

Consumo Adequado de Potássio

As recomendações de potássio são definidas na Ingestão Dietética de Referência, DRIs As DRIs são um conjunto de valores de referência de nutrientes que são usados ​​para planejar e avaliar a ingestão dietética de pessoas saudáveis. Os DRIs incluem suplementos alimentares recomendados, RDA; Requisito médio estimado, EAR; Ingestão Adequada, AI; Níveis de Ingestão Superior Tolerável, UL.

Quando falta evidência científica suficiente para determinar uma EAR, uma RDA não pode ser estabelecida, como é o caso do potássio. Em vez disso, uma IA foi estabelecida pelo Conselho de Alimentos e Nutrição do Instituto de Medicina. A IA representa uma quantidade diária média de um nutriente assumido para fornecer adequação nutricional em uma população de indivíduos saudáveis. Para adultos saudáveis, o AI para potássio é fixado em 4.700 mg /dia, já que as ingestões neste nível reduzem a sensibilidade ao sal em populações suscetíveis, diminuem a pressão sanguínea e diminuem o risco de desenvolver pedras nos rins. Crianças e mulheres que estão amamentando têm diferentes recomendações para o potássio. Se você tiver sido aconselhado a limitar a sua ingestão de potássio pelo seu médico, este AI não se aplica a você também.

Alimentos ricos em potássio

Consumir uma dieta rica em frutas e vegetais frescos deve permitir que você conheça o AI para potássio. As frutas e legumes ricos em potássio incluem batatas assadas com casca, banana, ameixas secas e suco de ameixa, espinafre cozido, passas, tomates e abóbora. Outros alimentos ricos em potássio incluem melaço, sementes de girassol, iogurte, amêijoas e amêndoas. Alimentos pré-embalados e processados ​​devem ser limitados, pois geralmente não são boas fontes de potássio. Tipicamente, os alimentos altamente processados ​​são mais ricos em sódio e mais baixos em potássio e, portanto, podem aumentar o risco de doença.

Importância do Potássio na prevenção de doenças Um AI de 4.700 mg /dia para adultos foi estabelecido para encorajar um dieta rica em potássio, como maior ingestão de potássio foram encontrados para ser associado com o aumento da densidade óssea, menor pressão arterial e diminuição do risco de acidente vascular cerebral e pedras nos rins sintomáticos. Dietas de baixo potássio parecem desempenhar um papel no desenvolvimento de pressão alta, bem como. Toxicidade de potássio e uso de suplementos A toxicidade de potássio, ou elevada concentração de potássio no sangue, é conhecida como hipercalemia. Quando a ingestão de potássio excede a capacidade dos rins de eliminá-lo, a toxicidade pode ocorrer. Nenhum UL para ingestão de potássio foi estabelecido, uma vez que a toxicidade do potássio não ocorre tipicamente a partir da ingestão dietética. No entanto, o uso de suplementos de potássio representa um risco potencial de toxicidade. Sintomas de toxicidade incluem diarréia e irritação estomacal em doses baixas, e formigamento das mãos e pés, fraqueza muscular e arritmia cardíaca em doses mais altas.

Suplementos dietéticos de potássio normalmente não são necessários; uma dieta equilibrada, rica em frutas e vegetais, deve fornecer todo o seu potássio necessário. No entanto, se você estiver considerando suplementação, fale com seu médico antes de começar a usar suplementos de potássio.