casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição |

Atividades Bíblicas para Crianças sobre a História de Jacó

Jacob, o filho de Isaque e Rebeca, é um dos patriarcas da Bíblia. A história de Jacó é encontrada nos capítulos 25 a 50 de Gênesis. Ao ensinar às crianças a história de Jacó, seja em casa ou na escola dominical, é útil incorporar uma variedade de atividades. Não só as atividades capturam o interesse das crianças, mas também reforçarão as lições.

Jacó e Esaú

Jacó teve um irmão gêmeo chamado Esaú. Esaú era o mais velho dos dois e aquele que receberia a herança de seu pai, como era o costume da família. Jacó era um bom cozinheiro - e um dia, quando Esaú estava particularmente com fome, ele disse a Jacó que ele poderia ter seu direito de primogenitura se Jacó lhe desse algum guisado. Enquanto Isaque não concordava com a troca de seus filhos, sua mãe, Rebeca, elaborou um plano para enganar Isaque, dando sua bênção a Jacó, em vez de Esaú, porque ela favorecia o irmão mais novo. Embora Isaac fosse cego, ele podia distinguir seus filhos sentindo o cheiro e o toque deles. Na história, aprendemos que Esaú era muito peludo. Quando Isaac voltou para casa depois de caçar um dia, ele disse a Esaú para ir caçar, preparar uma refeição especial - e então ele daria a seu filho mais velho sua bênção para receber sua herança. Enquanto Esaú se foi, Rebeca preparou um cozido para Isaque, vestiu Jacó em roupas de Esaú e colocou pêlos de cabra em seu pescoço e mãos para que Isaque pensasse que Jacó era Esaú e deu a Jacó sua bênção - o que ele fez. As crianças podem reencenar partes da história colando "peles" falsas em um par de luvas e usando peles falsas para criar um cachecol curto para cobrir seus pescoços. As crianças também podem ajudar a cozinhar um ensopado para lembrar que esta foi a refeição que Jacó cozinhou quando Esaú deu o direito de primogenitura - e que Rebeca cozinhou para enganar Isaque. As crianças mais jovens podem combinar a sopa enlatada com vegetais enlatados e adicionar algumas especiarias, que você pode aquecer no microondas. As crianças mais velhas podem adicionar cubos de carne, legumes cortados, temperos, caldo de legumes e molho de tomate a um fogão lento para fazer o ensopado.

Jacob's Dream

Quando Jacob estava em uma viagem para Haran, ele parou em um Um lugar chamado Bethel para dormir pela noite. Durante a noite, ele teve um sonho onde viu anjos subindo e descendo uma escada que alcançava o céu. Deus disse a Jacó que Ele estaria com ele e daria aquela terra a seus descendentes. Você pode desenhar uma escada no papel de construção e ajudar as crianças a cortá-la. Eles podem então adicionar adesivos de anjo à escada para mostrar os anjos subindo e descendo. Quando Jacob adormeceu, ele usou uma pedra como travesseiro. Leve as crianças para fora e vá caçar para encontrar uma pedra grande. Quando as crianças encontrarem uma rocha adequada, peça-lhes que se revezem no chão, usando a pedra como travesseiro. As crianças podem fingir ser Jacob e até mesmo fazer roncar sons para representar Jacob dormindo.

Jacob Wrestles um Anjo - Quando Jacob estava prestes a se encontrar com seu irmão pela primeira vez depois de tomar o seu direito de primogenitura, ele saiu para orar. Durante esse tempo, um anjo veio e lutou com ele. Jacó não desistiu até que o anjo concordou em abençoá-lo, mesmo depois que o anjo feriu o quadril de Jacó. O anjo mudou o nome de Jacó para Israel porque Jacó lutou com Deus e venceu. As crianças podem representar essa cena de luta livre, incluindo a parte em que Jacob fica aleijado. Em seguida, as crianças podem dar um ao outro novos nomes, para comemorar como Jacob recebeu um novo nome quando terminou de lutar com o anjo. Você pode ajudar as crianças a pesquisar o significado de certos nomes, de modo que eles possam colocar um pouco de pensamento nos novos nomes que dão aos seus irmãos ou amigos.

Jacob's Sons

Jacob teve um total de doze filhos com seus dois filhos esposas, Lea e Raquel, e suas duas concubinas, Zilpa e Bila. As crianças podem criar uma árvore genealógica para que possam ver claramente quais as mulheres que geraram os filhos. A árvore deveria mostrar que Lea tinha Reuben, Simeão, Levi, Judá, Issacar e Zebulom. Raquel teve José e Benjamim. Dã e Naftali foram os filhos de Bila, enquanto Gade e Aser pertenciam a Zilpa. Jacó favoreceu seu filho José e deu-lhe um presente de um casaco de muitas cores. As crianças podem pintar um casaco com uma variedade de cores para se assemelhar ao que Jacob deu ao seu filho José.

, , ] ]