casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição |

Desequilíbrio eletrolítico em crianças

Os pais fazem todo o possível para garantir que seus filhos sejam saudáveis ​​e comam e bebam as coisas certas. Garantir que as crianças tenham uma dieta nutricional que atenda aos requisitos para se fortalecer significa garantir que as vitaminas e os minerais certos façam parte da equação a cada dia. Os eletrólitos são importantes para as funções corporais do dia-a-dia e devem fazer parte do consumo diário de alimentos, especialmente para crianças. Ter eletrólitos fora de equilíbrio pode significar problemas para crianças.

Eletrólitos

O Merck Manual Home Edition define eletrólitos como os minerais e macrominerais no sangue e no corpo que ajudam a regular as funções nervosas e musculares, bem como o equilíbrio de fluidos. . Os eletrólitos também ajudam a manter a proporção de ácidos e bases em alinhamento para o equilíbrio. Os fluidos são importantes para o corpo e o funcionamento normal do corpo requer que esses fluidos estejam nos níveis corretos nas células, ao redor das células e no sangue. A concentração de eletrólitos nos compartimentos determina a quantidade de fluido no compartimento. Isso significa que quando os eletrólitos estão fora de equilíbrio, os compartimentos não têm o equilíbrio certo de fluido e os nervos e músculos não podem funcionar corretamente.

Causas

O desequilíbrio eletrolítico em crianças pode ser causado por vômitos, diarréia, sudorese, certos medicamentos ou problemas renais. Qualquer doença ou preocupação médica que resulte na perda de mais líquidos do corpo do que na absorção pode resultar em um desequilíbrio eletrolítico. Desidratação em crianças pode ser comum devido a doença ou como reação à comida. As crianças também podem suar excessivamente durante uma febre ou atividade, o que significa que a água está rapidamente evaporando do corpo.

Sinais de acordo com o Manual Merck de Saúde e Envelhecimento, se o desequilíbrio eletrolítico resultar de um baixo teor de sódio nível - chamado hiponatremia - as crianças podem parecer sonolentas, confusas ou apresentar fraqueza muscular. Um desequilíbrio eletrolítico com alto teor de sódio pode se manifestar com sede, seguido de uma sensação fraca e lenta. Se um alto nível de potássio provoca o desequilíbrio, um batimento cardíaco anormal é provavelmente o primeiro sinal. Baixos níveis de potássio, causando desequilíbrios eletrolíticos, resultam em sinais de fadiga, confusão e fraqueza muscular.

O tratamento para desequilíbrios eletrolíticos em crianças envolve a reposição dos fluidos perdidos para levar o corpo de volta aos níveis normais. As crianças mais velhas podem fazer isso bebendo primeiro água e depois passando para bebidas com açúcares e eletrólitos. Quando o vômito ou a diarréia são a causa do desequilíbrio, uma solução de reidratação oral ou SRO pode ser usada para restaurar o equilíbrio eletrolítico. ORS está disponível sem receita médica. Se as crianças não respondem à EOR ou o vômito ou diarréia é grave, a hospitalização com um IV pode ser necessária.

Considerações

Crianças e bebês têm uma maior taxa de renovação de fluidos, uma vez que têm uma taxa metabólica mais alta . Isso significa que eles são mais suscetíveis a desequilíbrios eletrolíticos. O tamanho do corpo também influencia a forma como o corpo usa fluidos e a incidência de desequilíbrio eletrolítico, colocando as crianças em um grupo de maior risco.