casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição |

Alimentos para prevenir pedras de oxalato de cálcio

Pedras nos rins podem ser muito dolorosas. Cerca de 10% das pessoas irão experimentá-las em algum momento da sua vida, e quase 70% as terão mais de uma vez. Cerca de 80 por cento dos cálculos renais são feitos de oxalato de cálcio. Mudanças na dieta pode ajudar a reduzir a ocorrência e re-ocorrência destas pedras.

cálcio Alimentos ricos

Você pode pensar que uma vez que o oxalato de cálcio é feita a partir de cálcio, diminuindo a ingestão de cálcio ajudaria a diminuir o risco de formação de pedra. Evidências esmagadoras indicam que o oposto é verdadeiro. Conforme relatado na edição de 9 de maio de 2006 do "Canadian Medical Association Journal", homens em uma dieta rica em cálcio tiveram uma taxa significativamente menor de recorrência de cálculos do que aqueles que seguiram uma dieta com baixo teor de cálcio. A teoria é que certas formas de cálcio dietético se ligam ao oxalato em seu estômago, impedindo sua absorção de uma forma que leve a cálculos renais. Alimentos que contêm altos níveis de cálcio incluem leite e produtos lácteos, como iogurte e peixe. Embora vegetais folhosos verde escuro e nozes podem ser ricos em cálcio, eles devem ser evitados como eles também contêm altos níveis de oxalato, que faz aumentar o risco de formação de pedra.

baixo teor de sódio Foods

Além de alimentos ricos em cálcio, alimentos com baixo teor de sódio também diminuem o risco de formação de cálculos. Quando os rins saudáveis processam e excretam o sódio, o cálcio freqüentemente é excretado junto com ele. O consumo excessivo de sódio aumenta a perda de cálcio, aumentando o risco de formação de cálculos. Existem muitos alimentos com baixo teor de sódio, incluindo a maioria das frutas e vegetais. Algumas frutas, como morangos, no entanto, devem ser evitadas devido ao seu teor de oxalato. Os alimentos processados podem ser ricos em sódio, por isso é importante ler os rótulos. Pães com baixo teor de sódio, feijão em lata, legumes enlatados e sopas estão disponíveis. Manter a ingestão de sódio para menos de 2.000 mg por dia é ideal.

Low-Protein

Uma dieta de baixa proteína pode diminuir o risco de formação de pedra. A proteína animal diminui a excreção de citrato e aumenta a excreção de cálcio e ácido úrico. Recomenda-se limitar a ingestão total de proteínas para menos de 80 g por dia. dietas pobres em proteínas incluem tipicamente pequenas quantidades de proteína de origem animal e vegetal, tais como peixe, aves, ovos, carnes e produtos lácteos, que são considerados de alta qualidade, ou completa, proteínas, assim como de fontes vegetais, tais como pães, cereais, arroz, macarrão e feijão. Todos estes estão disponíveis em versões de baixo teor de sódio.

Embora não seja tecnicamente um alimento, aumentar a ingestão de líquidos reduz significativamente a ocorrência e re-ocorrência de cálculos de oxalato de cálcio. Quanto mais líquido você bebe, mais urina você faz, menos provável que você desenvolva pedras nos rins. O tipo de fluido que você bebe tem algum peso no seu risco; Beber café e cerveja, por exemplo, diminui o risco de formação de pedras, enquanto beber sumo de toranja pode aumentar significativamente o risco.

, , ] ]