casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição |

Como construir confiança e auto-estima

A auto-estima e a confiança são dois níveis de concepção intimamente ligados à sensação de bem-estar de um indivíduo. As palavras auto-estima referem-se à percepção que uma pessoa tem de seu próprio valor ou valor. Todas as pessoas têm pontos fortes e defeitos. Aqueles com alta auto-estima expandem seus pontos fortes podem aceitar fraquezas sem culpa ou remorso e trabalhar diligentemente para melhorar. Confiança é a crença na própria capacidade de enfrentar desafios em uma determinada área da vida. Confiança prossegue a realização, que, por sua vez, promove ainda mais a auto-estima.

Construindo a auto-estima

A pessoa que deseja atingir altos níveis de confiança e auto-estima deve começar aceitando a responsabilidade total. para cada resultado produzido em sua vida. A auto-responsabilidade é primordial para a auto-estima, na medida em que coloca alguém no comando de seu próprio destino. Ao assumir o papel de direção da sua existência, você se torna capaz de se colocar no caminho da realização pessoal.

Para se sentir verdadeiramente digno, é importante aceitar todos os aspectos de si mesmo. Uma marca de confiança é a capacidade de avaliar com precisão os pontos fortes e fracos sem julgamento e usar os insights coletados para construir uma estratégia para o sucesso pessoal.

Forneça palavras gentis. Declarar e reiterar a crença de que você é capaz de enfrentar um desafio permite que você saiba como a vida funciona. Ao falar de si mesmo, faça questão de afirmar seu valor e valor intrínseco como ser humano. Uma conversa interna positiva ajuda a construir sentimentos genuínos de auto-estima.

Encontre um grupo de apoiadores. A auto-estima é baseada em sentir-se amável. Perceber-se um ser amável pesa fortemente em um sentimento de pertença. Cerque-se de pessoas com as quais você pode compartilhar seus sonhos e objetivos livremente, sem medo de críticas destrutivas.

Receba muitas pequenas coisas. Faça uma lista de tarefas, compilada com todos os pequenos problemas que você gostaria de ver resolvidos em casa ou no escritório. Reparar uma prateleira quebrada, voltar a pendurar uma imagem ou coisas desse tipo vai ficar bem. Depois de acumular um bom número de tarefas menores, comece a realizar essas tarefas, uma por uma. Mesmo completando pequenas tarefas começará a incutir em sua mente que você é uma pessoa que completa as coisas. Isso trará à existência uma sensação de confiança que o preparará para enfrentar algo maior.

Dica

O desenvolvimento da auto-estima não se trata de resistir à negatividade, mas de escolher sua própria direção. Em algum momento a cada noite, conte as coisas que você fez corretamente naquele dia. Evite pessoas tóxicas. Diz-se que as três pessoas mais próximas a um indivíduo têm o maior nível de influência sobre a vida da pessoa.

Advertências

Confiança não é arrogância. Comportamento agressivo nada mais é do que o esforço mal calculado de dar a aparência de confiança. A auto-estima real gera uma apreciação pelos direitos dos outros de seguir seu próprio caminho pessoal sem interferência. Aquele que procura a sua própria satisfação em detrimento daqueles que o rodeiam é apenas auto-absorvido.