casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição |

Cãibras nos pés e magnésio

A maioria dos adultos nos Estados Unidos não consome magnésio suficiente, relata o Departamento de Agricultura dos EUA. Seu corpo precisa de magnésio para fortalecer ossos e dentes, ajudar no metabolismo energético, regular a pressão sanguínea e ajudar os sistemas nervoso e muscular a funcionar apropriadamente. Se você não tiver magnésio adequado, poderá ter dificuldade em dormir, agitação mental, batimentos cardíacos anormais, fadiga, náusea, vômitos e cãibras musculares freqüentes, incluindo cãibras nos pés. Fale com o seu médico se estiver preocupado com a sua ingestão de magnésio.

Quem está em risco? Enquanto a maioria das pessoas não obtém o magnésio de que necessita, as que são gravemente deficientes no mineral são as mais prováveis para desenvolver espasmos musculares e cãibras nos pés. Os idosos, diabéticos tipo 2, alcoólatras crônicos e pessoas com hipertireoidismo, pancreatite e distúrbios gastrointestinais, como doença celíaca, síndrome do intestino irritável e doença de Crohn, correm maior risco de deficiência de magnésio. Você também pode ter níveis de magnésio anormalmente baixos se consumir regularmente uma grande quantidade de refrigerante, café ou sal.

Alguns especialistas em saúde recomendam a suplementação com magnésio para afastar a deficiência e evitar sintomas como cãibras nos pés . No entanto, um estudo de revisão publicado em 2012 no "Cochrane Database of Systematic Reviews" descobriu que a suplementação de magnésio não parece ser uma maneira confiável de prevenir cãibras musculares em adultos mais velhos ou mulheres grávidas. Os pesquisadores também concluíram que não há evidências suficientes para determinar se o magnésio suplementar pode tratar com eficácia e segurança as cãibras causadas por doenças ou exercícios.

Efeitos colaterais possíveis

Não tente tratar o pé automaticamente cólicas com magnésio suplementar até falar com o seu médico. Suplementos de magnésio podem causar náusea, dor de estômago e diarréia. Eles também podem interferir na função dos antibióticos de tetraciclina, diuréticos, bisfosfonatos usados ​​no tratamento da osteoporose, digoxina, penicilamina e clorpromazina tranquilizante. Evite o magnésio suplementar se tiver doença renal ou cardíaca e nunca consuma mais do que a dose recomendada. Os adultos que tomam mais de 350 miligramas de suplementos de magnésio por dia podem ter um risco aumentado de problemas cardíacos e renais e pressão arterial baixa.

Fontes alimentares de magnésio

A melhor maneira de garantir que você obtenha o magnésio necessário evitar problemas como cãibras nos pés é comer uma dieta que inclua uma variedade de alimentos ricos em magnésio. Boas fontes incluem cereais matinais farelos, arroz integral, peixe, nozes e vegetais como acelga e espinafre. Uma porção de 1/2-xícara de um cereal de farelo pronto para comer contém aproximadamente 112 miligramas de magnésio, ou 28 por cento da dose diária recomendada para um homem de 19 a 30 anos de idade e 36 por cento da exigência de um mulher da mesma idade.