casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões |

O que é uma pressão arterial perigosamente baixa?

A pressão arterial é uma medida da força exercida contra as paredes das artérias quando o coração bombeia o sangue através delas. A leitura da pressão arterial é composta por duas pressões diferentes - diastólica e sistólica. A pressão sistólica, como descrita pelo National Heart Blood e pelo Lung Institute, é a pressão exercida quando o coração bate e bombeia o sangue. A pressão diastólica é a pressão enquanto o coração está descansando entre os batimentos. Pressão arterial baixa ocorre quando a pressão diastólica ou sistólica está abaixo do normal.

Uma leitura da pressão arterial declara a pressão sistólica em primeiro lugar, seguida pela pressão diastólica. A pressão arterial normal, segundo a American Heart Association, é inferior a 120/80. Pressão arterial baixa ocorre quando a pressão sistólica está abaixo de 90, ou quando a pressão diastólica está abaixo de 60.

Considerações

Os especialistas não usam um número específico para definir a pressão arterial perigosamente baixa. Pressão arterial baixa demais para uma pessoa pode ser normal para outra. A pressão sangüínea baixa pode ser perigosa, de acordo com a Clínica Mayo, se ocorrer subitamente ou se causar sintomas perceptíveis.

Três tipos principais de pressão sangüínea baixa causam sintomas perceptíveis que podem ser perigosos. A hipotensão mediada neutra (HNM) é a baixa pressão sangüínea que cai depois de ficar em pé por um longo período ou por causa de estresse emocional extremo. A hipotensão ortostática é a pressão arterial baixa que ocorre quando se levanta de uma posição sentada ou deitada. Hipotensão severa é a pressão arterial baixa que pode levar ao choque, uma condição potencialmente fatal na qual a pressão arterial é tão baixa que órgãos vitais, como o cérebro e os rins, não obtêm sangue suficiente para funcionar adequadamente.

Sintomas comuns de pressão arterial baixa potencialmente perigosa são tonturas, desmaios, tontura, náusea, desidratação e visão turva. Outros incluem falta de concentração, pele fria, úmida ou pálida, fadiga, depressão e respiração superficial e rápida.

Causas

Condições médicas que podem causar pressão arterial perigosamente baixa incluem problemas cardíacos, tireóide hiperativa, baixa de açúcar no sangue, desidratação e perda excessiva de sangue. Outros são infecção grave, falta de nutrientes na dieta e reação alérgica grave. Certos medicamentos também podem contribuir para a pressão arterial baixa. Entre os mais comuns estão diuréticos, alfa-bloqueadores, betabloqueadores, drogas que tratam a doença de Parkinson e alguns tipos de antidepressivos.