casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões |

Protocolos de reabilitação do procedimento de Kidner

Um procedimento de Kidner é uma cirurgia realizada para um osso navicular acessório. O osso navicular está localizado no arco do pé e está ligado ao tendão tibial posterior. Essa arquitetura ajuda a segurar o arco. Um osso navicular acessório é um osso extra localizado no peito do pé que causa um pé chato. Nessa condição, os ossos naviculares navicular e acessório se fundem e essa condição pode causar dor. A correção cirúrgica é realizada somente após o tratamento não cirúrgico ter falhado, e os protocolos de reabilitação são prescritos pelo cirurgião.

Sintomas e Diagnóstico O sintoma mais associado ao navicular acessório é a dor no peito do pé, que pode ser agravada por andando. Se o acessório navicular se tornar doloroso, isso normalmente acontece durante a adolescência. Se o acessório navicular não causar dor, não é necessário tratamento cirúrgico ou não cirúrgico. Os médicos identificam o problema quando o paciente relata dor e, normalmente, pode confirmar a condição com raios-X.

O procedimento cirúrgico de Kidner

O procedimento de Kidner é uma cirurgia direta. Para corrigir o acessório navicular, o cirurgião faz uma pequena incisão sobre o osso extra. O osso é então descolado do tendão tibial posterior e removido. O tendão está preso ao osso navicular, e a incisão da pele é fechada.

Protocolo Geral de Reabilitação

O paciente recebe um molde de fibra de vidro abaixo do joelho, que é usado por aproximadamente três semanas, após o qual o médico A equipe aplica um elenco parcial para levantar pesos. O paciente usa muletas por vários dias e um fisioterapeuta pode instruir o paciente no uso adequado de muletas. Se as suturas não são absorvíveis, elas são removidas em 10 a 14 dias após a cirurgia. Aproximadamente quatro semanas após a cirurgia, o gesso é removido e o paciente inicia a reabilitação física, que consiste em uma série de exercícios de alongamento para aliviar a tensão no tendão. As atividades normais são retomadas em aproximadamente três meses.

Protocolo de Reabilitação Física

O cirurgião determina se a reabilitação física é necessária após a cirurgia. A fisioterapia começa com gelo, massagem e hidromassagem para controlar a dor e o inchaço e para fortalecer o tendão. Os terapeutas geralmente recomendam a terapia aquática, já que a água fornece um ambiente seguro para o paciente se exercitar sem tensão excessiva no tendão. À medida que a força melhora, o paciente participa dos estágios avançados de exercício, consistindo no alongamento do tendão para proporcionar mais mobilidade. A fisioterapia ajuda a melhorar a amplitude de movimento e garante que o paciente esteja andando normalmente. Quando o movimento normal e a força retomarem, a fisioterapia termina e o paciente continua o programa de exercícios em casa para garantir que o tendão permaneça flexível.